20 de fev. de 2010

Uma Dupla Perfeita



Ontem lendo o Manga com Pimenta conheci a Aline, que fez nutrição assim como eu, até lembrei que sou técnica em nutrição, apesar de todo mundo me classificar como nutricionista.
Lembrando que hoje já estou desempregada, precisei pedir demissão ontem pra voltar a Sampa, meus filhos estão precisando muito de mim, estou com tudo, ansiedade, medo, pressa, mala, duvidas... Só me falta dinheiro!!!
Se eu levar em consideração que saí de casa com duzentos reais e uma mochila, e estou voltando com dez vezes mais e uma mala enorme, eu to no lucro !!! Mas não me iludo, em casa só sobrou um armário quebrado, e a maquina de lavar que como foi minha mãe que me deu, ele não levou, então se alguém precisar dos serviços de uma técnica em nutrição, confeiteira, culinarista que adora desenvolver receitas, é só me chamar que eu vou.

Já voltando ao clima de São Paulo, todo sábado é dia de feijoada no almoço e pizza no jantar, não importa o quão calor ou frio esteja fazendo, nunca ví nem meu pai, nem meu irmão recusarem uma feijoada no sábado.
Lá a feijoada é com feijão preto, que eu amo, aqui conheci a feijoada com feijão carioca, que pra mim era só um feijão muito bem temperado...
...por falar em tempero, como sou bisneta de espanhol, botei azeite borges na feijoada baiana, e por falar em azeite borges votem em mim!!!

Voltemos a feijoada, preparei na terça de carnaval, feijão é o combustível do folião baiano, e apesar de querer feijão diariamente, só tem sentido com arroz, aprendi que é a dupla mais saudável do mundo, um tem a proteína que o outro não tem, e juntos substituem a carne, basta uma concha de feijão com meia escumadeira de arroz.
A dupla também equilibra o índice glicêmico. Enquanto o arroz sozinho dispara as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o poder de brecar esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada. A mistura é, portanto, bem-vinda para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco do diabete. Sem falar que, por não mandar o açúcar às alturas de uma hora para outra, proporciona saciedade.

Olha só que prato mais colorido e completo!!!


Eu não tenho uma receita exata, fui ao supermercado e comprei, paio, calabresa, lombo de porco defumado, carne seca, acém fresco, bacon, folhas de louro, alho e feijão.
Cortei, lavei e deixei de molho as carnes salgadas de véspera, troquei a agua duas vezes;
Coloquei o feijão para cozinhar na pressão, depois de 20 minutos fazendo xiiiii, desliguei, peguei uma panela grande, coloquei um fio de azeite borges, um pedaço de bacon picadinho, uns 3 dentes de alho amassados, as carnes salgadas escorridas, o pedaço de acém picado, a linguiça e o paio em rodelas, deixei refogar, é uma fritada para selar as carnes, despejei essa mistura no feijão, tampei a panela e botei pra cozinhar outra vez, mais uns 20 minutos, bom verificar se tem liquido suficiente pra isso, se não acrescente água, coloque também a folha de louro.

Enquanto cozinhava, piquei tomate, cebola, salsinha pra fazer um vinagrete, temperado com sal, azeite, vinagre e pimenta calabresa.
Fiz um arroz branco, também refogado com alho e azeite, e preparei um maço de couve manteiga, com azeite, bacon e alho.
Se os maços de couve daqui fossem a metade do tamanho dos de Sampa, eu prepararia muito mais, porque adoro essa couve fatiada bem fininha e refogada.
Eu sei que consegui repor toda energia gasta no carnaval(cof, cof, cof) e logo faço a minha tradicional feijoada.

Ah, eu prefiro feijão com arroz, só mudei a ordem para o feijão aparecer na foto!!!

13 comentários:

  1. Wowow,this is so absolutely delicious...

    bjs e bom fim de semana......

    ResponderExcluir
  2. Que feijoada maravilgosa Sandra!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Uia!

    Já estou torcendo para as coisas todas melhorarem por aqui. Vai avisando do que vc precisa, para a gente ajudar, tá bom?
    E logo que puder, vamos lá almoçar na Liberdade e será por minha conta. Vou levar vc no Suzuran :) aquele que eu falei no outro post.

    Boa viagem e espero por vc!

    Quem sabe eu dou sorte de experimentar uma feijoada dessa aqui em SP? ;)

    ResponderExcluir
  4. Sandra, uma bela feijoada no sábado é tudo de bom, mas me situa um pouco agora amiga, vc já está em Sampa?? Como foi isso? Vc tá feliz??
    Que moça mais perguntadeira eu hein rsss??? beijocas e espero que esteja tudo bem contigo

    ResponderExcluir
  5. Adoro feijoada!!!! E essa parece deliciosa.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Esta linda sua feijoada, e vc tambem deve estar!!!! Voltando pra casa, cuidese fico aqui torcendo por vc.

    ResponderExcluir
  7. que linda essa feijoada huuuummmm
    só comi na minha vida com feijão preto, mas assim parace muito boa tb!
    quanto as caixotes eles são ótimos né, eu adoro tenho em muitos lugaresda casa.
    beijos bom domingo

    ResponderExcluir
  8. Sandra, te desejo boa sorte e muitas felicidades nessa nova empreitada.
    Não tava sabendo que tinha que voltar, mas sei que dará tudo certo!


    Fica na paz

    [mas que delicia de feijoada, não? :) ]

    ResponderExcluir
  9. Sandra, quem não gosta de um prato desses!Mas eu nunca tinha visto feijoada com feijão carioca, mas achei demais!! E tudo no seu tempo, os filhos sempre em primeiro lugar. Grande beijo e boa semana!!

    ResponderExcluir
  10. Agradeço a todas pela força, estou mesmo precisando de apoio, não sei nem por onde começar quando chegar, vou ter que ir pra uma lan pra postar de lá, pq em casa nem net tem mais, mas eu dou um jeito, só sei que não vou ficar parada, preciso de um trabalho urgente!!!

    Beijão, e antes de ir vou correr atrás de uma receitas que tem por aqui que eu não conhecia e são uma delicia.

    ResponderExcluir
  11. Sandra, uma semana q fico fora da net e meu deus, quanta coisa aconteceu!
    Entao vc voltou pra velha Sao Paulo?? Definitivo? Tá animada?? Te desejo toda sorte nessa fase nova, viu?
    Quanto à feijoada, to babando aqui.. eu sempre faço um feijao carioca mesmo, mas caprichado, com linguiça, bacon.. ai delicia!
    A cara desse prato teu tá de lamber os beiços, como dizem la em casa.
    bjoo

    ResponderExcluir
  12. Estou morando fora do Brasil e esse prato me deixou com água na bocaaa!!! Não te conheço mas li o seu poste..boa sorte! Joy

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails