
Crumble é uma "torta" britânica, com frutas e uma camada crocante, a base de farinha, açúcar e manteiga.
Dá para variar bastante, usando outros cereais, açúcar mascavo, misturando frutas, e ainda acrescentando sementes na cobertura.
Fica deliciosa se servida com sorvete de creme, chantilly, ou até o creme de leite gelado. É servido sempre como sobremesa, apesar de eu considerar um lanche.
O crumble foi criado na Grã Bretannha, durante a segunda guerra, quando não havia disponibilidade de todos os ingredientes para as tortas mais elaboradas, que levam grande quantidade de manteiga e farinha, a receita mais econômica e pratica, caiu no gosto da população e das mulheres, que tinham mais tempo para outras tarefas.
Eu que ando com pouco tempo e algumas maçãs, não pensei duas vezes, encontrei várias sugestões, uma que me deixou babando foi juntar maracujá a receita, mas os maracujás não estavam com um preço acessível, e só vi a opção depois de comprar as maçãs, hoje em dia, cansada como estou, se faltar um ingrediente só há duas opções, ou eu não faço a receita, ou faço sem o ingrediente, sair de ônibus para comprar, nem a pau!!!
Por falar em comprar, preciso tomar cuidado ao conjugar esse verbo, to pensando em deixar o emprego, ando me estressando muito, ficando doente, e ganhando pouco. Ainda não decidi, todas as vezes que penso em largar tudo lembro de algo que preciso comprar, como um bom jogo de sobremesa, quando fui fazer as fotos percebi que não tenho onde servir .Vamos vendo onde isso vai dar.
Enquanto não decido vou me distraindo com receitas super rápidas, que é o que tem pra hoje!!!
Crumble de Maçãs
5 maçãs grandes
1 xícara chá de farinha de trigo
1 1/4 de xícara chá de aveia
150 grs de manteiga
1 xícara chá de açúcar mascavo
1/2 xícara chá de castanha de cajú triturada
Canela em pó, cravo em pó, noz moscada em pó a gosto
Modo de Preparo:
Lave, descasque, tire cabos e sementes das maçãs, corte em tiras e espalhe sobre um refratário. Misture os ingredientes restantes, até formar uma farofa, quanto mais úmida a farofa, mais úmido será o crumble, eu achei que as maçãs soltariam mais liquido, do que soltaram, achei que o meu ficou um pouco seco, nada que um pouco de manteiga derretido por cima e mais laguns minutinhos de forno não de jeito, mas comeram tudo, acho que só eu achei seco.
Espalhe esta farofa sobre as maçãs, e vá alternando até acabar os ingredientes. Leve para assar em forno médio até cozinhar a fruta, ele fica levemente dourado.
Eu gosto muito de servir com uma certa marca de chantilly industrializado, o flashmann, mas foi um caso semelhante ao maracujá, então usei uma lata de creme de leite sem soro, mais hipercalórico impossível.
Eu já disse que comeram tudo???
Acho que ficou bom!!!