14 de abr. de 2010

Meu bolo de festa


Se tem uma coisa que acho muito engraçado na vida, são as coincidências, eu até duvido que elas existam, mas mesmo quando quero fazer tudo de propósito, esbarro em coisas parecidas. Quando você não tem nada para fazer, parece que nada mais acontece, o marasmo domina. Não sou religiosa, mas acredito muito em Deus, acredito no milagre que o trabalho aliado a fé pode realizar e foi assim, na segunda feira fiz um pedido e hoje o pedido se realizou, em breve conto os detalhes.

Esse concurso do the cookie shop, foi uma boa coincidência nos meus últimos dias, coincidência ser o livro que eu quero e mais coincidência ainda, a receita do bolo que eu tanto queria ser uma receita americana!!!
Eu como esse bolo desde antes de me conhecer por gente, o bolo do meu primeiro aniversário foi com creme e pêssegos, o primeiro bolo que fiz foi gelado de coco, o bolo do dia dos pais que eu fiz e aprendi que poderia montar na forma caso o bolo estivesse esfarelando, também foi essa receita, e até do meu ex casamento, existe isso? Também foi essa massa com leite condensado cozido.

Lembram que eu disse que tinha uns rótulos de leite condensado de mil novecentos e guaraná de rolha?
Eu encontrei alguns, foi quase um milagre, em meio a tanta bagunça, eu cresci entre latas de leite condensado e livros de receita união, que minha mãe jogou tudo fora quando soube que era diabética, as receitas ele jogou mas continuou a comer doces escondida, agora faz hemodiálise 3 vezes na semana...

Para encontrar essa receita eu penei, nem os cadernos ela guardou, ainda bem que exite um tal de google que me deu uma ajudinha, me lembrei do meu aniversário de 9 anos, quando um colega de classe levou bolo prestigio enroladinho no papel alumínio para a escola e eu fiquei louca pelo bolo, o problema é que ele não sabia fazer bolo e precisava que a mãe dele me copiasse a receita para que minha mãe comprasse os ingredientes e eu pudesse fazer para o meu aniversário, e ele me perguntou quando é seu aniversário? Eu respondi assim sem pressa: - Depois de amanhã!!!
Todo mundo tentou me convencer a desistir do bolo, fazer o tradicional de brigadeiro, lambança garantida uma vez no ano, mas eu fui firme, sei que a mãe dele me mandou um papel com a receita, minha mãe foi comprar tudo e eu convidei todo mundo para passar em casa comer bolo.
Comemos bolo quente, eu comi mais do que deveria e ainda ganhei um piriri de presente!!!

Desde então não parei mais de fazer bolos, sempre fui fascinada, gosto até de ficar olhando as fotos.
Pretendo toda semana postar fotos do meu trabalho, já que estou aceitando encomendas e tenho recebido algumas, tenho até um blog exclusivo para isso, é o Atelier Cake, que a Nana do manga está me ajudando a desenvolver, deu pra ver que minha vida está ficando rosa, e azul também.
Vamos a receita e chega de embromation;


Bolo americano ( Veio assim no receituário da batedeira da minha mãe) Pound Cake

2 xícaras chá de açúcar
3 xícaras chá de farinha de trigo
1 xícara chá de leite
200 grs de manteiga
1 colher de sopa de fermento em pó
4 ovos
1 pitada de sal
1 colher de café de açúcar vanille

Eu encontrei na net várias formas de fazer, minha mãe gostava da receita pela praticidade de colocar tudo na tigela da batedeira , misturar e despejar na forma, eu bati primeiro a manteiga com o açúcar, juntei os ovos, deixei bater bem, acrescentei o açucar vanille , e fui alternando a farinha com o leite, por ultimo o sal e o fermento.
Coloquei numa forma untada, e levei ao forno médio, até espetar o palito e sair limpo.

Enquanto o bolo assava fui preparar o recheio de coco: ( o mesmo do bolo prestigio dos 9 anos)
2 xícaras chá de água
1 xícara de açúcar
2 xícaras de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 colher de margarina

Leve ao fogo a agua o açúcar e o coco ralado até fazer uma calda grossa, junte o leite condensado e a margarina e cozinhe até formar um doce, ponto do beijinho.
Quando fui rechear o bolo, lembrei que bolo dos anos 80 sempre tinha fios de ovos, então adicionei 60 grs de fios de ovos na montagem do bolo.
Depois de tudo frio, massa e recheio, eu desenformei o bolo, dividi em 3 camadas, coloquei a ultima no fundo da forma, molhei com leite, e distribui o doce de coco, e os fios de ovos, coloquei a outra camada de massa repeti o processo e finalizei com o que seria a base do bolo, umedecida no leite.
Cobri e levei a geladeira por uma noite, você já ouviu falar que bolo amanhecido é uma delicia???

Acordei bem cedo e já fui bater o glacê, sim bolo de antigamente leva glacê, e de leite condensado, que muitos dizem ser a praga da confeitaria, eu nem compro essa briga.

Olha só que dificuldade:
Bata na batedeira 200 grs de manteiga em temperatura ambiente, quando estiver bem cremoso, junte o leite condensado em fio, sabe quando a gente fazia um furinho na lata e ...ops, então, faça um furo pequeno e deixe o leite condensado cair sobre a manteiga e a batedeira se encarrega de te dar um glacê.
Eita gostinho bom de infância!
Feito isso é só confeitar no tema da festa!!!

24 comentários:

  1. Sandra,
    Amei essa receita com história, que por sinal vc é ótima,seu blog cada dia que passa está mais gracioso. Parabéns.Estou gostando de ver!!!!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sandra!
    Que jóia que conseguiu a receita e conseguiu ter o bolo que queria no seu niver de 9 anos. Sobre o concurso de receitas não deixe de avisaronde é para votar quando for a época.
    tomara que vc prosperemuito nesta nova empreitada (deliciosa por sinal) ... rsrsrs
    Beijos,
    Re

    ResponderExcluir
  3. Ei a decoração lembra muito meu bolo de aniversário kkkkkkkkkkk, eu adoro decorar com essas balinhas. quanto ao seu blog esclusivo pra encomendas eu estive lá e tenho o prazer de dizer que sou sua """1ª"""" seguidoraaaa. Um beijão!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, adorei a história. É tão gostoso ler os blogs que contam um pouco de sua vida, da historia daquela receita. Amei! E essa receita? Me deixou com cheiro de mãe. Nossa mãe sempre faz um bolinho gostoso né? Deu saudades! Obrigada por compartilhar! Ah, o novo layout tá lindo e tô indo conferir o Atelier Cake! Muito sucesso p vc! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Sandra, vou te contar uma história. Minha mãe tem o livro da Nestlé de festas com todos esses bolos e suas receitas. Tem do trenzinho, do tambor, do coelho, o mesclado, é lindo.
    Tenho um post preparado para mostrá-lo. Se quiser tiro xerox e te mando!
    =)
    Beijos,
    Fla

    ResponderExcluir
  6. Sandra, que delicia de tudo, de história, de bolo, de recheio, de lembranças de bolos de aniversário da infância, amei tudo!! Vou la visitar seu Atelier Cake!! um beijão!!

    ResponderExcluir
  7. Sandra, lindo bolo, e gostei do glacê, antigamente usava-se muito, eu acho que deve ficar bom, pois em algumas padarias eles usabvam uma margarina horrivel e com leite condensado, mas com manteiga a coisa fica diferente, até vou levar a receita e tentar fazer depois, depois da nata prefiro esse glace, marshmallow deixo por ultimo. Amiga, também tenho muito de fotos de receitas antigas kkkk, adoro colecionar...
    bjs e otima semana
    Paula

    ResponderExcluir
  8. oi sandra!! eu como faço dieta sem nóias, costumo trafegar livremente pelos sites com essas maravilhas e superadoro copiar receitinhas das blogueiras...meu filho vai fazer um ano em 18/04 e os kitutes ja estao prontos.ja que a festinha oficial sera fim de abril, na data arriscarei fazer esse bolo lindinho, pq eu amo coco e coco com leite condensado é tudo! bj, sabrina

    ResponderExcluir
  9. Olá Sandra, tenho verdadira paixão por bolos, este que você fez tá com uma cara... linda e deliciosa.
    Vou passar no seu outro blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Donna, muito obrigada, eu sempre penso numa troca de receitas e experiências, espero estar trocando direitinho...

    Re, pode deixar que vou postar o link da votação, assim que iniciar...

    Eliane, essa é uma marca histórica, qdo eu for famosa, no programa da Ana Maria vou lembrar de citar minha primeira seguidora. E atire a primeira jujuba, qem nunca fez ou ganhou um bolo assim na vida!

    Fabiana, não fala que gosta de história, porque eu tb, ler e contar, não vai faltar assunto!

    Fla, esse foi o livro dos meus sonhos, passei muitos anos querendo um desses, e não consegui, é claro que eu quero!!! Brigadão

    Ro, seja bem vinda!!! E comida de mãe é sempre tudo de bom!

    Paula, esse glacê fica uma delicia, só que é mto calórico, então só em ocasiões especiais, algumas padarias fazem com gordura vegetal, que é horrível e ainda bem que inventaram arquivos on line, ou teria que mudar de casa para guardar tanta receita.


    Sabrina, faça sim, fica uma delicia, também gostava de deixar tudo pronto com antecedência. Sabendo comer, pode se comer de tudo!!!

    Maria Célia, então somos duas apaixonadas! Seja bem vinda, estou iniciando as postagens, vai ter muito bolo por lá!!!

    Beijão á todas

    ResponderExcluir
  11. Amiga do céu, tô aqui boba com as "nossas" coincidências! Tb sou paulistana, leonina, curiosa, atrapalhada... será que fomos separadas na maternidade??? rsrsrs

    E adorei a historinha, principalmente a parte do seu primeiro bolo embrulhado, que gracinha. Eu que sou um desastre na cozinha, fiquei aqui admirando sua receita e me imaginando fazer um dia... caí na risada! rsrs

    Aahh, e obrigadaa pelo carinho lá no blog viu!

    Beijoca =]

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sandra,

    Huumm, o bolo ficou com um aspecto saboroso!
    Eu discordo desse povo que critica o leite condensado; ele é delicioso! O negócio é não exagerar.
    Ah, gostei também do muffin ou bolo de maçã. Realmente, o muffin é um bolinho vapt-vupt, e o cupcake é um mini-bolo, ou seja, é pequeno mas trabalhoso como um bolo grande que é feito por etapas: claras batidas, etc, etc. Mas sabe que um dia desses vi a Martha Stewart chamar de cupcake um bolinho que era feito igual ao muffin? esse povo parece que quer confundir a gente, rsrsrs.

    Beijão e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. Ai que esse bolo deve estar uma diliça...e com leite condensado então? Adoro tudo o que leva esse dito cujo engoradtivo que só ele...mas que é bão, isso é!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Que lindo, deve ficar super saboroso :)

    ResponderExcluir
  15. Fernanda, é muita coincidência mesmo!!! É bom conferir nossas certidões...

    Marly, são tantas informações, que o melhor é juntar tudo testar e classificar, não dá muito pra confiar nas nomenclaturas por aí.

    Glorinha, eu sou até suspeita pra falar, hj em dia dei um tempo, para não engordar tanto, mas não vivia sem.

    Ameixinha, que bom que voltou !!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Ainda tenho algumas receitas dessas do leite condensado. São muito boas, mas de light não tem nada, não é?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. aquele bolo do palhaço do rótulo do leite condensado é meu preferido! eu olhava pra ele e queria tanto um... :)

    adorei seu bolo com confetes.
    e adorei seu novo layout, que fofo.

    beijão pra vc, e boa sorte com seu bolo; tomara que ele traga o livro pra você!!!
    =*

    ResponderExcluir
  18. Ahhh!!!! Isso aí é bom demais!!!! Que maravilha que deve ter ficado!!! Estou até sentindo o gostinho do recheio na minha boca...nhannhanhan....!!!
    Gostinho de infância mesmo!!!
    Parabéns minha linda!!!
    Beijos....

    ResponderExcluir
  19. Sandra chuchu, seu bolo tá otemo, super adequado ao tema! PArabens! Visite meu blog quando puder! bjao!

    ResponderExcluir
  20. Nossa adorei seu blog e vende esse rotulos de leite condesado de mil novecentos e guarana hehe minha mae tem uma caixa com varios desses rotulos com receitas otimas...

    ResponderExcluir
  21. Querida,tudo isso é da minha epoca.
    Eita,epoca boa essa...

    ResponderExcluir
  22. gente amanhã é o aniversário de 1 aninho de meu filhote queria muito fazer esse bolo de trenzinho e nao consigo achar minha revista da nestlé,alguem pode por favor me ajudar postantando as fotos com o passo a passo do bolo?

    ResponderExcluir
  23. oi gostei do seu blog eu queria a receita de um bolo desses rotulos antigos que sua mae tem e um nega maluca que uns pirulitos juntos se vc tiver poste para mim meu nome e aline villela da costa obrigado.

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails