28 de fev de 2011

25 maneiras de queimar calorias (sem dieta!)


Encontrei essas dicas no site da revista Boa Forma, que assinei por vários anos, parei que porque cai na real, não dá pra correr atrás de photoshop a vida toda. Sim tem muita mulher de verdade, mas nem tudo que é bom pra elas, serve para nós.
Quando posso visito o site e garimpo o que é bom pra mim, como essas dicas, algumas reforçam as dicas da semana retrasada, sim, eu não postei na semana passada.

Preparadas?


1. Durma bem
Passar a noite em claro estimula a produção de grelina – hormônio que aumenta a fome e os estoques de gordura. Uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que dormir pouco traz outro prejuízo: reduz o ritmo do metabolismo. “Quando você dorme mal, o organismo entende que precisa economizar energia”, diz a nutricionista Márcia Curzio, do Rio de Janeiro. Já tirei TV e PC do quarto, coisas que atrapalhavam meu sono.
2. Turbine os músculos
Quanto mais massa magra tem no corpo, mais você gasta calorias para mantê-la. Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os músculos consomem até 30% mais calorias que o tecido adiposo. Isso deixa o metabolismo esperto. E você mais enxuta e definida. Não precisa ser musculação, localizada já resolve - segunda feira eu começo, cof, cof, cof
3. Invista num café da manhã proteico
Todo mundo sabe que essa refeição é importante para despertar o metabolismo. Um estudo publicado na conceituada revista americana The Journal of Obesity não só confirrmou esse efeito como mostrou que a presença de proteína (ovo, queijo, leite) no café da manhã acelera mais a queima de calorias. E ainda diminui o tamanho da fome ao longo do dia.
4. Masque chiclete
Sem açúcar, claro. E nos momentos em que estiver tentada a comer um doce fora de hora. O chiclete também evita que você que beliscando enquanto cozinha. Além disso, a mastigação consome entre 10 a 15 calorias em meia hora. Mas evite ficar com o chiclete na boca por muito tempo, especialmente se você tiver o estômago sensível.
5. Beba mais água
Ela emagrece de maneira direta e indireta. Vamos à primeira, recém-comprovada por um estudo do Instituto de Pesquisa Oakland, na Califórnia. Beber água antes das refeições estimula o centro de saciedade. Esse mecanismo representa uma economia no consumo de calorias: entre 70 e 90 por dia. A água também participa de reações químicas que levam à queima de gordura e à eliminação de sódio, responsável pela retenção líquida.
6. Mexa-se
Levante mais vezes da cadeira, use a escada no lugar do elevador... “Realizadas com frequência, essas atividades fazem você gastar de 300 a 500 calorias a mais por dia”, diz o personal trainer Rodrigo de Freitas, da Academia Competition, em São Paulo.
7. Vá para a cozinha
Lavar e descascar os alimentos estimula a sensação de saciedade. Portanto, quando prepara a própria comida, você tende a comer menos. Outra vantagem: “Cozinhar queima calorias”, completa Fernanda Pisciolaro, nutricionista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
8. Converse e ande
Sempre que falar ao celular, caminhe. A queima de calorias pode ser mínima. Mas é melhor do que ficar parada e não gastar nada.
9. Corte o açúcar
Ele não oferece nenhum nutriente e tem 4 calorias em 1 grama. Ou seja, só engorda. Pior: assim que é consumido, faz o organismo produzir muita insulina. “Esse hormônio favorece o estoque de gordura e estimula o apetite”, explica Cláudia Cozer, endocrinologista de São Paulo.
10. Consuma salmão
Por ser rico em ômega 3, ele ajuda a reduzir a ansiedade. O que isso tem a ver com calorias? Sob tensão, o organismo produz uma quantidade maior de cortisona. “Em excesso, esse hormônio rouba energia das células e deixa o organismo faminto, especialmente por alimentos calóricos, como pão, massa e doce”, diz o nutrólogo José Golbspan. O ômega 3 faz mais pelas medidas da cintura: desinflama as células e eleva os níveis de serotonina, controlando o apetite. Outras boas fontes: atum, sardinha e linhaça.
11. Inclua queijo na sobremesa
Consumido no fim da refeição, esse alimento aumenta a capacidade do organismo de queimar gordura. O mérito é do ácido linoleico conjugado (CLA) presente no queijo, segundo estudo do Centro de Pesquisa de Alimentos. Só não vale se entupir de red velvet

12. Capricha nas fibras
Uma pesquisa publicada na revista cientí ca americana Journal of Clinical Nutrition mostrou que essas substâncias são capazes de reduzir o peso total e a nar a circunferência da cintura por mais de um motivo. Dão saciedade, retardam o esvaziamento gástrico, seguram o índice glicêmico, varrem as toxinas e estimulam o funcionamento do intestino. Consuma entre 25 e 35 gramas de fibra por dia.
13. Comece o treino pela musculação
O exercício localizado usa o glicogênio estocado no músculo como fonte de energia. “Isso obriga o organismo a acionar os estoques de gordura no exercício aeróbico”, explica Rodrigo de Freitas. É por isso que malhar nessa sequência traz resultado mais rápido na balança.
14. Faça sexo!
Queima cerca de 250 calorias em meia hora. Além disso, aumenta a circulação sanguínea e libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Meia hora é perfeitamente possível.
15. Acelera o passo
Percorra os trajetos que você faz à pé no dia a dia como se estivesse atrasada para uma reunião. Andar rápido potencializa o consumo de calorias, até nos percursos pequenos.
16. Alimente-se antes de malhar
Quando você treina de barriga vazia, queima músculos e poupa gordura. Não é esse seu objetivo, certo? Por isso, coma uma fatia de pão com geleia, biscoito ou fruta, alimentos que oferecem energia rápida. Assim, você também garante disposição para uma aula puxada, queimando mais calorias.
17. Escove o cabelo
No lugar de ir ao salão faça sua própria escova. Você economiza grana e gasta calorias. “Meia hora escovando um cabelo médio queima em torno de 75 calorias”, a rma Roberta Estella, nutricionista de São Paulo. E sai por ai parecendo que está de capacete, sei...
18. Tome leite!
É um alimento com alto teor de cálcio, mineral que estimula a queima de gordura, afirma um estudo do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos. Mas que atenta às reações do seu organismo: “Digestão difícil, gases e barriga inchada são sinais de alergia à proteína do leite. Esse processo desencadeia inflamação nas células, resultando em peso extra”, avisa a nutricionista Eliane Tagliari, da Clínica Nutribioforma, em Curitiba. Alternativa: aposte no cálcio vindo dos vegetais como couve, brócolis e gergelim.
19. Aposte na vitamina D
Facilita a ação do cálcio. Além disso, reduz os níveis de radicais livres – moléculas que deixam as células inflamadas e propensas a acumular gordura. Peixe, ovo e leite são boas fontes. Você também precisa se expor 15 minutos ao sol para que a vitamina D se fixe no organismo.
20. Coma amêndoa

Um punhado pequeno (30 gramas) por dia ajuda a enxugar gordura. De acordo com uma pesquisa publicada na revista americana International Journal of Obesity, voluntários que comeram essa oleaginosa por seis meses secaram 18% da gordura corporal diante de 11% dos que não consumiram.
21. Dê mais risada
Quem ri 15 minutos por dia, se livra de pelo menos 40 calorias, segundo um estudo da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Em um ano, a demonstração diária de alegria pode resultar em 2 quilos a menos na balança. Já está rindo à toa?
22. Aproveite a casca
É a parte das frutas e legumes que oferece mais fibras – substâncias que fazem o organismo gastar mais energia no processo de disgestão. Mais: “A casca concentra uma boa dose de substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes”, diz Bettina Moritz, nutricionista de Florianópolis.
23. Saia do sofá
Reduzir o tempo em frente à televisão pela metade faz você gastar mais energia ao longo do dia, segundo uma pesquisa da Universidade de Wermont, nos Estados Unidos. Isso porque sobra mais tempo para você andar ou praticar qualquer outra atividade. O mesmo vale para o computador.
24. Cozinhe com óleo de coco
Ele emagrece! De acordo com um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, voluntários que incluíram esse ingrediente na dieta perderam gordura, especialmente na barriga. “O óleo de coco tem ácido graxo láurico – tipo de gordura que facilita a queima de gordura”, diz a nutri-
cionista Fernanda Pisciolaro. Use-o nas receitas em substituição à manteiga ou margarina. Também ca bom batido no suco ou iogurte. Acredite!
25. Vire fã de café
Por ser rico em cafeína – substância com poder termogênico –, eleva a temperatura do organismo e, com isso, acelera o metabolismo. A medida considerada saudável: três xícaras por dia. Sem açúcar, é claro.

25 de fev de 2011

Caixa para Cupcakes


Eu até entendo que muita gente não aguenta mais ouvir falar de cupcakes, eu conheço gente que não gosta de brigadeiro, respeito todos, porque também conheço pessoas que ainda nem ouviram falar dos cups, outras que estão aprendendo a fazer agora. Minha vontade é dividir informações, e cada um aproveita como quiser, quem sabe a dica de hoje serve para outra coisa, quem conta um conto aumenta um ponto.
Como eu ainda aguento muitos cupcakes e arrumo tudo que é desculpa para fazer ando fazendo para os amigos e algumas encomendas, notei o quanto é difícil transportar o bolinho, mais do que fazer.
A única saída que encontrei, foi fabricar minha própria caixa. Vi lá no Fofurices , a Sam deu a dica e eu aproveitei.
Não tinha caixas de presentes, então comprei caixas de doces, de papelão, não me lembro o numero mas sei que é a maior, e que encaixa perfeitamente na maior caixa de bolo.
É bem simples, você vai precisar de uma régua, um canetão, tanto faz se é permanente ou o que apaga com álcool , isso só faz diferença se você escrever com ele na geladeira, que é um outro assunto; um estilete, um filho de 15 anos, que pode ser substituído por qualquer pessoa com um pouco de boa vontade.

Com os materiais na mão, abra a caixa de doces, que é mais baixa e na tampa pelo lado interno,  faça um quadriculado com 6cm, deixando espaço de 1cm, para dar estrutura e dobrar, tentamos com 0,5 como a Sam falou, mas ficou muito mole e os cupcakes muito próximos.
Corte em X todos os quadrados, não passando pela linha de 1cm reservada.
Abra os espaços, feche a caixa, encaixe dentro da caixa de bolo;
Pronto é só encaixar os cupcakes. 

Consegui espaço para transportar 25 cupcakes, com um custo de R$5,5o cada kit de caixas. Se você vai transportar e arrumar na mesa para o cliente, pode trazer a caixa de volta e aproveitar, para novas entregas. São empilaveis no porta malas do carro.
Esses cupcakes foram da festa de 2 anos da Ana Bia, filha de uma amiga da escola de nutrição, quase 15 anos longe, nos encontramos para produzir a festa, toda em marrom e rosa. Detalhes na próxima postagem.




Quero aproveitar e agradecer todos os comentários da postagem anterior, onde fica claro que não sou um caso perdido, todos passam por fases mais complicadas, e estou descomplicando a minha.
Por enquanto não vou abandonar o blog, não consigo, é vicio !!!
Só tenho que agradecer a comapnhia e a paciência, vocês são tão importantes quanto a minha família, vocês são a família que escolhi.

23 de fev de 2011

Sonhos


Sim, esse é mais um texto de duplo sentido, como aquela frase que diz: " Nunca desista de um sonho! 
Se não encontrar na primeira padaria vá em frente, tente em outra.
Passando por uma banca de revistas, notei que a ultima edição de "Prazeres da Mesa" fala sobre sobre sonhos, é a matéria de capa. Não comprei, I don't have money!!!

Meus melhores sonhos foram consumidos na infância, quando minha mãe preparava, eu ajudava e comia muitos.
Se não me engano a receita era "sonhos celestiais" do livro da união da década de 70 eu acho. Não encontro mais o livro, nem a receita, apesar de tê-la reproduzido algumas vezes, não me lembro, não sou a senhora enciclopédia culinária.
Bem gostaria de ter um jeito de guardar minhas coisas, sem ter que carregar comigo, nem deixar no PC, que dá pau e me deixa na mão. Sem google, sem pesquisas. O jeito foi apelar para os livros e a velha dupla, papel e caneta.
Enquanto procurava uma receita de sonho, sonhava com as tardes de inverno, passando bolinhos de pão fritos no açúcar, raspando latas de leite condensado cozido e quebrando a cabeça pra tentar entender o que era aquele aroma maravilhoso vindo do creme amarelinho que recheava o sonho que o "tio" vendia na porta da escola todas as quartas.
Por falar em escola, toda festa para arrecadar fundos, tinha os sonhos da minha mãe. Nunca entendi com o que exatamente ela sonhava, com a casa própria, com nosso futuro, com viagens... Nunca ficou claro.
Muitas vezes me parecia que ela desistira de sonhar e tentava se manter muito tempo acordada.
Eu sempre fui sonhadora e dorminhoca, uma completa boa de cama.  Sonhava em ser grande, passear num carro vermelho, e uma parede cheia de livros para que eu pudesse passar o dia todo sonhando acordada.
Sonhava muito com a extinção das baratas, e como eu dormiria muito mais feliz, sem o risco de acordar no meio da noite e encontrar uma delas subindo pela parede do quarto. Ainda sonho com isso.
Ainda sonho com meu carro, nem me importa muito a cor, ainda quero ser grande, não gorda, uma grande profissional, sonho em me formar, nem que seja na faculdade da terceira idade.
Sonho em acordar deste pesadelo que virou minha vida. Já passei dos 30 e não encontrei ninguém que queira me pagar, nem pra ler, nem pra escrever. Acho que não sou muito boa nisso, ou talvez, eu só não tenha estudado o suficiente. Prefiro acreditar na segunda opção.
Isto tudo eu sonhei acordada enquanto preparava esta receita:

Sonhos União:
Retirada do livro: "União 100 anos" Receitas que fazem a nossa história pág 107

Ingredientes
Massa:
3 xícaras chá rasas de farinha de trigo (300g)
1 colher chá de sal (5g)
2 colheres de sopa de leite em pó (24g)
1 colher de sopa de açúcar (20g)
1 ovo
2 colheres de café de fermento em pó (4g)
3/4 de xícara de água (150ml)
2 tabletes de fermento biológico fresco (30g) Usei 1 sache de fermento seco
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
óleo para fritar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Creme
 5 gemas (cerca de 100g)
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar refinado
5 colheres de sopa rasas de amido de milho (40g)
2 1/2 xícaras chá de leite (500ml)
1 colher de chá rasa de manteiga (4 g)
2 colheres chá de essência de baunilha (10ml)
Usei também 1 colher de chá de açúcar vanille, para reforçar o sabor

Modo de Fazer:
Massa:
Misture a farinha com o sal, o leite, o açúcar, o ovo, e o fermento em pó e adicione água aos poucos.
Junte o fermento biológico e incorpore a manteiga até obter uma massa lisa e enxuta. Reserve por 10 minutos.
Modele pequenas bolas e reserve em local abrigado, até dobrar de volume.Asse no forno pré aquecido sem deixar corar.
Depois de completamente frios, frite os sonhos em óleo quente.Recheie com creme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Creme :
Coloque todos os ingredientes na panela e leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
Eu fiz assim, as instruções eram outras, mas deu muito certo, então pra que complicar?
Renderam - 18 sonhos.


Agora vem a realidade:
Já tem um tempo que estava descontente com o blog, sem conseguir dar conta, nem expor minhas idéias da forma que quero.
São dois anos de " Eu sei Disso", são dois anos separada, sem endereço fixo, sem emprego fixo, sempre achando que no dia seguinte tudo iria mudar, acabar, sumir.
Foram muitos projetos deixados de lado, tantos planos que não saíram do papel, muita cobrança.
Me parece que fechou um ciclo, hora de partir pra outra, fechar pra balanço, dormir e sonhar um pouco.
Pra que eu fui asistir "amor sem escalas"?
Aquela metáfora da mochila, as coisas que você tem, as pessoas que te cercam, o peso nas costas, queimar tudo , não as pessoas e sobreviver, livre, leve e solta.
Perder meus arquivos pela 3° vez em 2 anos apressou os fatos. Outra vez sem meus CDs, sem minhas fotos, meus textos e todo meu blá, blá, blá...
Não vou excluir o blog, também não sei se vou dar continuidade a ele.
Proponho uma brincadeira, enquanto eu penso, ou melhor eu sonho com o futuro. Dividam seus sonhos, planos e receitas, pode ser só a sugestão da padaria onde tem o melhor sonho da sua vida, se tiver fotos melhor ainda.
Pode contar como realizou um sonho, como continuar sonhando, a receita secreta do sonho da sua avó.
Me mande por email  sandraperessp@gmail.com
Vou postando tudo o que for recebendo e no final do prazo, faço um sorteio e conto minha decisão.
É claro que não sei o que vou sortear, aceito sugestões  e já podem começar a sonhar com o prêmio.
Temos até o dia 20 de março para sonhar acordadas.
Conto com vocês!!!

Ah, os sonhos tem muitos mais segredos que em breve quero desvendar e dividir.

Ah, 2, Eu tinha um pouco de recheio  que sobrou dos woopies red velvet e pensei porque não usar para rechear alguns sonhos, derreti goiabada e passei num saco de confeitar, enchi com o recheio de cream cheese e rechiei os sonhos, foram os preferidos, os de goibanada, como diz o João Pedro.

14 de fev de 2011

Dieta Coletiva - Semana 7

Caraca, esquecer eu não esqueci, eu só não to fazendo mesmo. Dá pra fazer uma lista de justificativas, mas vou resumir, não estou me cuidando é isso. Estou cansada, estressada, nervosa demais, sem cabeça pra nada.
Chegou a hora de botar meus planos em prática e dói muito, principalmente porque meus planos envolvem pai e filhos.
Como postei ontem e retirei a postagem, não sei exatamente até quando terei internet, nem quando terei condições de reinstalar, nem sei se terei PC por um bom tempo, mas seja o que Deus quiser. Não sou de chorar as pitangas. Vamos ver o que consigo.
Uma noite dessas assiti um documentário na GNT, com 10 dicas para emagrecer.
Achei muito útil, não sei se vão reprisar, não sei se vocês já assistiram, mas sei que dá pra ter anotado na capa da agenda para lembrar quando precisar.
São simples, vou tentar explicar e dar minha humilde opinião.

1- Não pule refeições. Está comprovado, fazer intervalos muito grande entre as refeições ou deixar de fazer alguma delas, aumenta a vontade de tudo hiper calórico. Experimenta passar morrendo de fome em frente a uma lanchonete, vai parecer a refeição mais deliciosa do mundo e você só vai sair de lá depois de comer tudo o que não tem direito e mais um pouco. Planeje seu dia para estar pronta para se alimentar no horário.

2- Diminua o tamanho dos pratos e talheres - é só fazer o teste, use pratos e talheres de sobremesa para fazer a refeição e os de café para a sobremesa. Diminua também os copos e xícaras, só aí já se deixa de ingerir  centenas de calorias por dia. quanto mais espaço mais comida colocamos no prato.

3- Conte calorias, eu sei é um troço chato, mas só assim para aprender, no começo é mais dificil, com o tempo voc~e já vai saber em qual faixa calórica está. Para quase tudo já existe versão light, mas nem sempre o light e diet são mais saudáveis, muitas vezes comer uma porção do tradicional, satisfaz e compensa mnais que uma porção do light, como é o caso do chocolate diet, que não tem açúcar, mas tem muito mais gordura  e conservantes, péssimo para quem tem problemas de pressão. Avalie sempre.

4- Não culpe o metabolismo. Preciso explicar? Se você acredita mesmo que está doente, vá ao médico, faça exames e tome a medicação.

5- Proteína afasta a fome. aumentar 10% de proteína no seu café da manhã, melhora sua saciedade, vai demorar mais tempo para sentir fome outra vez, não se trata em fazer dieta especificamente de proteína, mas de aumentar e melhorar a qualidade da proteína ingerida em cada refeição,m para ter mais saciedade o dia todo.

6- Sopa sacia por mais tempo. Foi realizado um teste com cardápios iguais, um ingerido com um copo de água e outro batido com a mesma quantidade de água, para formar uma sopa. Por incrível que pareça, o pessoal da soma, ficou mais saciado. Quando se come e bebe água, na hora incha o estômago, e aparenta ter saciado, porém a água é absorvida rapidamente e o estômago diminui trazendo a sensação de fome, algum tempo depois de se alimentar. Enquanto que uma sopa grossa, só vai sair dalí, depois de totalmente digerida.
Não vou aconselhar tomar sopa todo dia, mas quando se sabe que vai a uma festa, antes de sair, toma uma sopinha, e não ataca as guloseimas.

7 - quanto maior a variedade, maior o apetite,  Quer ter certeza, compre um pacote de balas coloridas e outro de balas cor de rosa, por exemplo, deixe uma ao lado da outra, e veja qual acaba primeiro. Com certeza a colorida é mais atrativa.
Você pode nem estar com muita fome, vai a um sef service e enche o prato, come com gosto. Não é?
Por isso é bom acabar com muita variedade em casa, como aprendi : comida é arroz com feijão, o resto e variação.

8 - Lacticínios magros ajudam a eliminar gordura. Esta é uma boa dica para aumentar a proteína, uma fatia de queijo branco, um copo de leite desnatado, um iogurte, são fontes de proteínas e são lacticínios magro. Que vão te ajudar a eliminar gordura.

9 - Faça exercícios. Essa é obvia, Você vê uma tabela que diz que uma hora de tal exercício queima só um tiquinho de calorias, mas esquece que quando realizamos uma atividade aeróbica, queimamos de cara a glicose, alimento dos músculos, quando estamos dormindo os musculos precisam se alimentar e já queimamos toda a glicose disponível, então o metabolismo, transforma as moléculas de gordura em alimento e continuamos queimando calorias, dormido, em consequência do exercício feito durante o dia . Tá valendo a pena, não tá?

10 - Mexa-se agora. Você ainda assim, não quer dançar, caminhar, nem pensar em academia, mexa se em casa, as tarefas domésticas já queimam um bom tanto, todo mundo sabe um jeitinho de dar uma mexida. Subir mais escadas, não ficar tanto tempo sentada, lavar o carro, coisinhas pequenas, que podem até representar alguma economia no final do mês. Imagine queimando 120 calorias a mais por dia, com uma tarefa boba, some isso para o mês, e para um ano. agora soma as economias de calorias com a alimentação.
Dá pra emagrecer, sem se matar.

Acho que me redimi, do pecado da segunda feira de valentine's day.

Woopies Red Velvet


Minha situação não está lá muito boa para comemorar. Retirei a postagem de ontem, falando sobre o ocorrido para não apressar as coisas e não perder os dias que preciso para me planejar. Estou á poucos dias de concretizar um sonho, e se Deus quiser vai dar certo. Alias, só Deus sabe o quanto quero sair desta casa o quanto antes, nem era meu plano ficar tanto tempo.
Hoje é comemorado o Valentine's Day, como eu ainda tenho um namorado, e mesmo que não tivesse inventaria uma boa desculpa para comemorar, até porque ele não gosta de doces.
Mas já percebi que se oferece presentes, cartões também para os amigos. Me senti presenteada quando abri esse link
Gostando de red velvet como eu gosto, seria um crime não fazer, e sim eu aromatizei com o vinagre de framboesas, como os cupcakes.
Vou logo avisando, mesmo com a adição do vinagre na receita a massa ficou durinha e não cresceu, asa marcas da confeitagem não sumiram, o que não deixou meus biscoitos assim tão lindos, porém deliciosos, eu aconselho por um pouco mais de creme de leite na massa, para ficar um pouco mais liquida.


Woopies Red Velvet
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de cacau em pó
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
8 colheres de sopa de manteiga em t°A
1 xícara de açúcar mascavo
1 ovo
1 colher de sopa de vinagre de framboesa borges
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara chá de creme de leite
corante vermelho ( uso o de pipoca, 1 colher de café)
Cobertura:
250 gramas de cream cheese (usei requeijão cremoso da Tirolez)
2 colheres de chá de extrato de baunilha
2 e 1/2 xícara chá de açúcar de confeiteiro peneirado
5 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno a 180°.
Desenhe corações no papel manteiga com ajuda de um molde ou cortador, poara que todos fiquem do mesmo tamanho.
Misture a farinha, o cacau, o fermento e o sal , reserve.
Na tigela da batedeira, com a pá, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo. Acrescente o ovo e bata mais um pouco, junte a baunilha e em velocidade baixa alterne os ingredientes secos com o creme de leite. Adicione o corante. Coloque a massa num saco de confeitar e desenhe corações dentro da marca . Leve para assar por mais ou menos 10 minutos.
Deixe esfria por um pequeno tempo na assadeira e depois transfira para uma grade, até esfriar completamente.
Bata os ingredientes da cobertura na batedeira.
Coloque também num saco de confeitar e recheie os woopies.
Convide muita gente para comer se quiser continuar na #dietacoletiva, cof, cof, cof...

9 de fev de 2011

Bistecas ao Molho Agridoce


Ontem só se falava sobre "comer sem frescura", graças a um artigo da folha , segundo eles as pessoas se cansaram de tanta invencionice gastronómica. E eu acredito que eles tem razão. Comida tem que sustentar e dar prazer e a menos que se tenha sangue de nutricionista,  essas comidinhas que não ocupam mais de 30% do prato, não matam a fome. Eu sei, são vários pratos pra compor um jantar e demoram tanto, que você acaba saindo do restaurante com sono e pobre, que lá fica o dinheiro da despesa do mês.
Não vou desmerecer o trabalho dos chefs, nem o das nutricionistas, mas prefiro ficar em cima do muro. Podem me acusar, eu gosto de transitar pelos dois lados, com moderação sempre. Acredito na higiene acima de tudo, mas também acredito nas técnicas culinárias, não vou comprometer minha receita para tirar a temperatura do recheio strudel, se eu já sei que ele não atinge a temperatura ideal e é altamente perecível. É um delicioso risco que se tem que correr em nome do prazer de se alimentar bem. Acredito nos alimentos funcionais, nos termôgenicos, nas combinações com baixo índice glicemico. Mas também acredito no grande sabor do agridoce.
Por isso preparei essas bistecas, já que não tinha costelas, , uma tentativa de reprodução caseira do Outback  .
Me inspirei aqui
Tem tantas opções por lá, que ficou fácil conseguir um prato delicioso, com o que eu tinha em casa, sem me matar de raiva, por não reproduzir uma receita na íntegra .
Temperei as bistecas com sal, alho, limão, shoyu, pimenta do reino. Deixei marinando por 2 horas e fui twittar. Procurei a receita do pão, mas eu não tinha centeio, coloquei na lista de compras, mas não encontrei nos supermercados de Santo André, fica pra lista da zona cerealista.
Encontrei algumas maçãs na geladeira, e garanti a cinnamon aple. O purê de batata com alho foi substituído por batata frita, depois que meu filho alegou não existir vampiros e não ter a necessidade de por tanto alho na comida, achei justo.
Como não tinha pão, não precisava de manteiga, o que deixou meu cardápio mais light, faz de conta. Caprichei nas cebolas junto com as bistecas no forno, tudo enrolado com o celofane, aquele ótimo para ganhar tempo e não fazer sujeira.
Depois de um tempo no forno, eu tirei o celofane e fui regando as bistecas com o molho. Levei as maçãs com muita canela e um pouco de melado também ao forno e preparei o molho, também sem receita exata.
Coloquei numa panela, um pouco de azeite, uma cebola triturada,  deixei dourar, acrescentei açúcar mascavo, vinagre de maçã, molho shoyu, cat chup, mostarda, pimenta vermelha e fui misturando. Acertei o sal, experimentei e tive a certza que era o melhor molho da minha vida, deixei apurar um pouco e despejei uma boa parte sobre as bistecas no forno.
A outra parte comeram tudo com as batatas fritas. Quase não monto o prato da foto. Até quem questionou o doce de maçã com comida, comeu tudo e ficou procurando mais.
Vou me preparar psicológica e economicamente para ir ao Outback e reproduzir o cardápio em casa, não no mesmo dia, né? Preciso me ater a dieta coletiva.

7 de fev de 2011

Falei, falei e não disse nada


Desde que assistimos " A Rede Social",  o Neto e a Jacqueline, vivem me chamando de Mark Zuckerberg e me mandam respirar e continuar falando. Eu falo muito, muito rápido e mudo de assunto ,crente que todos estão acompanhando minha linha de raciocínio. Quem acompanha o blog, já deve ter perdido a conta de erros de ortografia, frases sem vírgulas, palavras sem acentos, é que quando vou digitando, tento fazer o mais rápido possível pra não perder o foco, traduzindo: esquecer o que ia escrever. Quantas postagens já comecei imaginando uma coisa que deu em outra totalmente diferente.
Deixo claro, que não sou nerd, não tenho nada contra eles, pelo contrario, gosto muito, até gostaria de ser, mas não sou.
Hoje eu deveria postar apenas sobre a dieta coletiva, mas não queria só fazer uma postagem falando que hoje começo na dieta, fiz os treinamentos, me sinto preparada e começo realmente a planejar melhor minhas refeições. Já me motivei, já me peso diariamente, tenho as respostas para pensamentos sabotadores, arrumei horário pra dieta,  incluí 5 minutos de exercícios diários, só falta mesmo fechar a boca.
Arrumei outro emprego. Volto a ser técnica em nutrição, temporariamente, até conseguir empreender. Não dá pra ficar em casa esperando trabalho, melhor garantir um pouco todo mês. Alguém tem que garantir o esmalte nosso de toda semana.

Por falar nisso, eu pintei minhas unhas de laranja, agora que aprendi as técnicas ficou bem mais simples, passei o dia inteiro me sentindo uma placa de transito , cabelos amarelos, unhas laranjas, só faltava ficar parada na calçada.
A noite, na hora de sair, troquei a cor, não estava combinando comigo. O laranja é legal, mas só se for pra um "esquenta" no carnaval de Salvador. E por falar nisso, se alguém quiser me convidar, eu vou!!!
No sábado ganhei da Jacqueline uma caixa com cupcakes da "The Original Cupcake" um quioque, no shopping metrô Santa Cruz, é só o que sei, não encontrei nenhum link da loja.

Eu e a Jacky, fizemos a degustação e até que gostamos. Não me surpreendi, nada de diferente, ou que eu não faça. O melhor foi o red velvet, que é o meu preferido, porém tinha muito corante. Se tudo der certo, em breve, meus cupcakes estarão passeando por São Paulo.
Me desejem sorte!!!

2 de fev de 2011

Escondidinho, pra comer num cantinho!


As crianças vem e voltam pra casa da avó. Aqui a casa ta em obras e moramos numa avenida muito movimentada, de frente pra uma praça, que do outro lado fica a casa da avó, que é numa rua bem mais tranquila e cheia de crianças nas casas vizinhas, é claro que eles preferem ficar por lá. Quando chegam aqui, sempre estão com fome, então deixo sempre algo bem gostoso e rápido pra ser preparado.
Ganhei uma peça de cupim, eu sou bem contra o cupim, fiz nutrição. Como não gosto de ser radical com nada, dei um jeito de deixar a carne menos calórica possível, primeiro temperei bem e coloquei pra assar enrolada no celofane, depois que comecei a usar o celofane não paro mais, assa tudo muito mais rápido e não suja a forma, não sei o que o meio ambiente pensa disso, mas eu to gostando, vou pesquisar.
Depois de assado, cortei fatias, cobri com cebolas e voltei ao forno, servi no almoço. Uma peça de cupim é grande, sobrou muito, que eu desfiei, e congelei.
Ah, toda a gordura que a carne soltou eu desprezei, quando assamos ou coizinhamos carne, que tenha muita gordura, devemos tirá-la do caldo ainda quente, se quiser aproveitar o caldo, coloque a panela ou a forma no freezer e espere a gordura subir e cristalizar, retire a gordura e aproveite o caldo.

Fiz isso, quando descongelei, refoguei com temperos e coloquei num refratário. Cobri com um purê  de batatas tradicional, manteiga, leite, queijo parmesão e mussarela tirolez, sal e noz moscada.
Decorei com mais queijo e noz moscada, forno.
Pra desencargo de consciência fiz uma saladona de berinjelas, que pra quem não sabe carrega a gordura excedente e combinei com suco de maracujá natural.

Deu tempo de tirar foto de tudo? Claro que não, muito filho dá nisso, quando você termina de montar o prato de um, o outro já está querendo repetir.
Pra quem está como eu fugindo de calorias,  se joga na berinjela e fica com apenas, tão somente uma colher de sopa do escondidinho.

1 de fev de 2011

Avelãs Cookie and Brownie Double Chocolate


Traduzindo = BOMBA
Tem dias que eu acordo inspirada, sabe aquela vontade de cutucar o mundo? Eu tenho. São nesses dias que  mais falo e faço besteiras. Não me deem Unfollow, please!!! Vocês precisam me amar! rsrsrsrsrs, acho que tô carente.
Tenho mania de inventar de misturar as coisas, já fiz tantas gororóbas, experimento e pronto, estou satisfeita, geralmente fica delicioso, não vivo publicando porque vão me chamar de gorda, não que eu não seja.
Esse é o caso desta torta, que ficou tão bonita na foto, tão deliciosa, tão necessária que seria pecado não dividir, mesmo sabendo que metade da blogosfera culinária está de dieta, vou postar, porque sei que avelã não é o tipo de coisa que todo mundo tem em casa e também não se encontra no mercadinho da esquina, não que não possa ser feita com nozes, castanhas, pistache, cof, cof, cof, faz de conta que não pode. E poder, pode! Mas não deve. Até porque eu lí em algum lugar que se você salivar, passar vontade de comer algo, ajuda a emagrecer, então corra na geladeira, pegue aquela farta fatia de melão e volte aqui.
Tinha um saco de avelãs em casa que era pra ser usada no natal, então pensei em fazer cookies, mas ainda sobraria avelãs, não gosto de dobrar receitas, tanto quanto não gosto de dividí-las.
Pensei em fazer esse brownie, mas também sobraria avelãs. Foi aí que eu pensei em fazer uma torta com massa de cookie e recheio de brownie, assim caso sobrasse avelãs eu poderia adicionar numa possível cobertura desnecessária. Não sobrou. Recomendo servir com Vanilla Ice Cream . Não me segure!

Avelãs Cookie and Brownie Double Chocolate

Massa:
150g de avelã torradas e trituradas
2 xícaras de farinha de trigo
6 colheres de sopa de açúcar
200g de manteiga

Modo de Preparo:
Amassa tudo coma ponta dos dedos e aperta no fundo e laterais da forma. Reserve.

Recheio De Brownie
150g de manteiga
250g de chocolate meio amargo
4 ovos grandes
150g de açúcar refinado
100g de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de baunilha
150g de farinha de trigo
250g de chocoalte ao leite picadinho, mas não muito.
150g de avelãs quebradas

Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno a 180°
Derreta o chocolate com a manteiga, reserve.
Bata o açúcar com os ovos,a baunilha, e o sal. junte a calda de chocolate, adicione a farinha de trigo , misture delicadamente e acrescente o chocolate picado e as avelãs.
Despeje sobre a massa na forma e leve ao forno até assar. Deve ficar bem úmido para depois de frio continuar cremoso.
Pecado mesmo é não experimentar. Dividi algumas porções, para presentear. E a minha porção eu dividi em 3 partes. 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails