9 de mai. de 2010

PFP

Antes que pensem que o titulo é a sigla de algum palavrão, eu explico, PFP quer dizer, prato feito perfeito, dependendo do ponto de vista de cada um esse pode ser perfeito, seja no custo, na facilidade de preparar, na aceitabilidade da família, ou nas caracteristicas nutricionais, o grande problema é variar esse prato, e não cair na mesmice.

Onde trabalho estou encontrando esse problema, muita comida é produzida no mesmo dia, as vezes nada combina com nada e o pior a repetição se torna chata e até engraçada, parece que temos a semana da milanesa, a semana do frango e assim por diante, parece bom querer agradar os comensais servindo pratos de grande aceitação, mas eles mesmos reclamam da repetição e temem pela saúde, já que frituras todos os dias nem precisa ser especialista para se saber que não é bom.

Resolvi começar essa brincadeira do prato feito perfeito porque as crianças querem saber como é a comida do restaurante, então até poder leva-los para conhecer o local onde trabalho, vou brincando de preparar em casa e soltando minha criatividade, assim já entro no custo baixo e sei que eles vão gostar.
O cardápio de hoje como podem notar é o mais básico e tradicional possível:
Arroz - Feijão
Bife de alcatra grelhado
Batatas Fritas
Salada de Alface com Tomate
Laranja de sobremesa ( que não saiu na foto)
Guaraná
A principio não parece muito saudável, tem frituras e refrigerante, mas o segredo do sucesso está no modo de preparo.
Quando preparamos o arroz e o feijão, sempre refogamos algum tempero, alho, cebola, etc, tudo em óleo, porque não abrir mão desse óleo, usar apenas um fio, e só para saber, óleo tem gosto de que mesmo??? Porque é que tem gente que coloca em tudo que é preparação, aos litros???
Normalmente se eu cozinhar todos os dias 1 garrafa de óleo dura 2 meses em casa, tanto que as vezes faço uma fritura para utilizar o óleo e desocupar o espaço.
Mesmo na salada que uso azeite é apenas um fio, faço molho de ervas, de limão, quase sem azeite, todo mundo gosta, come bem e tem saúde.


Quanto ao refrigerante, não vejo características que o torne pior que um suco de frutas adoçado, o grande vilão é o açúcar, então de tempos em tempos pode tomar um copo de refrigerante que não faz mal.
Não gosto de refrigerantes diet, o adoçante utilizado, pode contribuir para retenção de líquidos e fazer subir a pressão.
Bom mesmo é não consumir líquidos junto com a refeição, bebidas só em ocasiões especiais aqui em casa, as crianças já sabem e não reclamam.

Vou fazer a cada semana uma sugestão de PF, com os mesmos ingredientes só preparados de forma diferente, alguém tem alguma sugestão???

Os ingredientes são:
Arroz, feijão, carne vermelha, batatas, salada verde.

Me conte qual seu prato feito perfeito, que você se da ao luxo de comer de vez em quando e voltar a infância, porque isso é comida de mãe, que quando a gente chegava da escola, encontrava o prato prontinho, com comida fresquinha, e tinha vontade de lamber o prato!!!


8 comentários:

  1. Meu prato perfeito !!!!!!Era a sopa que a minha madrinha fazia. Eu saia pra escola e dizia que tava com vontade de comer sopa, quando chegava ja sentia no portão o cheiro, muita verdura e ovo cozido hummmmmm delicia!!!!1

    ResponderExcluir
  2. Esqueci FELIZ DIA DAS MÂES minha amiga!

    ResponderExcluir
  3. Ih Sandra, pensa numa pessoa enjoada....eu....vc acredita que não gosto de arroz e feijão rsss, mas gosto de todo o resto!! Beijos e Feliz dia das Mães!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra,

    Na minha infância lembro bem da comidinha da minha avó... Carne assada com batatas douradas, arroz e salada, era deliciosa! Ela também fazia um creminho de cenouras para acompanhar, delícia!
    E hoje era o aniver dela...

    Bjos e Feliz Dia das Mães!

    ResponderExcluir
  5. Prato perfeito pra quem está fora do Brasil é esse da foto... vc nao tem idéia da vontade que estou de comer carne!!!!!!! A carne daqui é horrível...
    Um bjo e um feliz dia das mães Sandra!

    ResponderExcluir
  6. Um PF mais que perfeito...pra mim só faltou a cebola no bife!
    Bjuss!!!
    Ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Sirvo arroz com feijão preto todos os dias, variando os acompanhamentos. Minha filha come de tudo (sete anis e meio) e meu filho (que vai fazer seis) é um chato, não gosta de nada. uitas vezes o engano comk truques nada recomendáveis, mas funcionam, então vou levando. Veja aqui:

    http://fernandareali.blogspot.com/2009/08/raspando-o-prato.html

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Que delícia!
    Quando morava em São Paulo eu comia esse PFP sempre... O interessante é que nunca enjoa hahaha Muito bom!

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails