27 de jul de 2010

Cinnamon Rolls

Estava eu trabalhando, extremamente ansiosa, precisando de um tempo para relaxar, quando aparece o Anderson, me perguntando sobre uns tais cinnamons, até onde eu sabia, cinnamon era canela. Mas a descrição dele foi bem convincente, ou o google me ajudava, ou as lombrigas iriam me comer, passei horas pesquisando, encontrei receitas traduzidas que pareciam boas, mas eu queria uma deliciosa, cheia de cream cheese e manteiga, to achando que tô podendo!!!
Entrei num regimex, que ou vai, ou vai. Então, docinhos com manteiga, no máximo uma vez por semana e de dó!


E salve o google tradutor, depois de várias receitas traduzidas, de fazer o pobre do Anderson, repetir o modo de preparo dezenas de vezes, depois de juntar, separar, pesar e medir, cheguei a uma receita que parecia perfeita, e era...
Ah, quanto a origem eu não cheguei a conclusão, se é de Nova Iorque ou do Canadá, sei que em Toronto, é vendido até no Mc donalds.

Cinnamon rolls


Ingredientes Massa:

3 sachês de 10g cada de fermento biológico seco Fleischmann

½ copo ( de requeijão) de água morna

½ copo de leite morno

½ copo de açúcar refinado

1 colher (chá) de sal

2 ovos inteiros

½ copo de margarina (100grs)

4 ½ a 5 copos de farinha de trigo

Ingredientes Folhar:

150 grs de cream cheese ( 1 pote)

200 grs de manteiga amolecida( 1 tablete)

Recheio:

2 xícaras de açúcar mascavo (com uma xícara, fica melhor)

1 xícara de nozes picadas

2 colheres de sopa de canela em pó

1 colher de café de cravo em pó

1 colher de café de noz moscada

Cobertura de Cream Cheese :

150 grs de Cream cheese

1/2 xícara de manteiga ou margarina, amolecida

1 colher de chá de baunilha

4 xícaras de açúcar de confeiteiro ( powder sugar ) ( com uma xícara fica melhor)

Modo de Preparo:
Dissolva o fermento no açúcar, junte a água morna e demais ingredientes da massa, adicionando farinha aos poucos, até ficar uma massa umida e macia, não pode deixar muito seca.
Deixe a massa crescer, até dobrar de volume.

Enquanto a massa cresce, misture os ingredientes do recheio, é só juntar tudo, a parte misture a manteiga e o cream cheese, para formar uma pasta.
Depois da massa crescida, abra em uma superficie enfarinhanda, espalhe a pasta de manteiga, e dobre bem a massa. Deixe descansar na geladeira por uns 15 minutos, coberta com um saco plástico.




Abra a massa novamente, espalhe o recheio, enrole bem apertado, como um rocambole, corte em fatias grossas, coloque numa forma, deixando espaço para crescer, leve ao forno médio até assar.




Misture os ingredientes da cobertura e espalhe sobre os pães ainda quente.


Experimente quente e frio, eu gostei dos dois e vou fazer outra vez, com menos açúcar, só para ter certeza de que fica bom mesmo, não é desculpa para comer mais uma vez, é em nome da culinária.

18 de jul de 2010

Julho: amigos,pizzas, feriados, aniversários e Rock and Roll parte I


Julho é um mês bem badalado na minha humilde opinião, pelo menos para quem gosta de inverno, sai de férias, tem amigos e sabe fazer pizza, não que um bom delivery não de um jeito na ultima opção.

Lembram do Anderson Rocha, futuro chefe de cozinha, aniversariante de julho, alias, nascido em 4 de julho, dono do bolo do post passado?

Então, combinei com ele de trocarmos algumas figurinhas culinárias aos finais de semana no trabalho, aproveitamos o feriado de 9 de julho e já começamos, fizemos torta de limão e quiche de legumes.


Essa é a quiche de legumes, que segue o padrão da quiche de bacalhau, um refogado de legumes, uma massa sequinha e ovos com creme de leite na cobertura.

Esta é a torta de limão, lemon pie, também já postei a receita aqui no blog.

No sábado, dia da pizza, fizemos PIZZAS!!! dãããã

A receita é de família, já trabalhei fazendo pizzas, pretendo voltar a fazer, quem sabe!

Massa de pizza:

Para 5 discos grandes

4 tabletes de fermento biológico
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
300 ml de óleo
500 ml de água
4 ovos grandes
mais ou menos 2 kg de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Dissolva o fermento no açúcar, e junte os demais ingredientes, acrescentando a farinha aos poucos e batendo vigorosamente, se tiver uma masseira, melhor ainda.
Jogue uma boa porção de farinha na mesa, e despeje a massa ainda mole sobre, vá incorporando, tomando o cuidado de deixar a massa bem umida.

Divida a massa em 5 porções iguais, e faça bolas, deixe crescer num local seco e coberta com um plástico.
Prepare o recheio de sua preferência, fizemos calabreza, portuguesa, camarão, e prestigio, a outra massa o Anderson levou para testar em casa.

Uma dica é sempre forrar a massa com mussarela, qualquer que seja o recheio, menos as pizzas doces, claro, se bem que pizza doce não é pizza!


Abra a massa sobre superficie enfarinhada, feito o circulo, faça a borda com requeijão cremoso, dobre a massa em 4 e transfira para a forma, espalhe o molho de tomate de sua preferência, e recheie a gosto.
Leve ao forno altíssimo, e deixe assar até dourar as bordas.

Sirva para os amigos!!! Ah o dia do amigo é terça feira dia 20, de julho, claro!
Tente ser mais criativo que eu e não sirva pizza outra vez, se bem que ou tenho cara de pizza ou de bolo, que sempre tem alguém me pedindo para preparar!!!

Por falar em aniversários, ontem, dia 17, foi o aniversário do Neto, e eu nem fiz bolo, devo não nego pago quando puder, ele disse que não queria, que preferia sair e como sou só uma, saí com ele, fomos ao kazebre, ver Matanza, foi bom rever o povo, cantar um pouquinho, comemorar o dia mundial do rock, 13 de julho, não vou deixar o link da banda porque acho que ninguém por aqui vai curtir meu gosto tosco, mas se procurar no google encontra fácil, eu recomendo!!!
Acordei as 20 hs do domingo e com uma ressaca braba, isso que nem bebi, vida de motorista não é fácil.
Ainda esta semana, tem o aniversário do Cadu, o do meio, que quer cinema e hamburguer, mais fácil que produzir festa em casa, mas alguma duvida que os aniversariantes irão ganhar bolo???
A seguir postagens dos próximos dias de julho.

9 de jul de 2010

Bolo Gourmet , existe isso???

Que eu sou viciada em bolos acho que todo mundo já sabe, mas que agora quero fazer bolos gourmet, é novidade.
Tudo agora que é de comer, e  é chique, é gourmet e caro!!!
Tem brigadeiro gourmet, sopas gourmet, café gourmet, espaço gourmet, que é onde se come, mas é de comer, deu pra entender?
Acho sacanagem não ter o tal do bolo gourmet, e não acho nada justo com a denominação, utilizar os bolos confeitados com pasta americana, como tal, já que são esculturas, obras de arte, craft culinário, mas não são gourmet, ou são??? É só minha opinião e quero ouvir a de vocês.

Inventei essa moda, agora no dia 4 de julho, aniversário do Anderson Rocha, cozinheiro da unidade onde trabalho e aprendiz de gastronomia. Não poderia levar simplesmente um bolo, tinha que ser um bolo gourmet !!!
Juntei algumas receitas tradicionais e deliciosas,usei ingredientes de qualidade,  botei tudo no forno e deu nisso:
O bolo foi de chocolate, feito com cacau em pó; os recheios, baba de moça, brigadeiro de cajú , trufa com chocolate amargo e massa folhada; a cobertura, mais trufa, tudo decorado com fios de ovos, castanha de cajú e chantily feito com creme de leite fresco.

Ficou simplesmete delicioso, nem eu achava que ficaria tão bom. No trabalho todos elogiaram, prometi que vou levar um bolinho assim para todos os colaboradores, assim ninguém fica com ciumes, não fiz um levantamento exato da data de nascimento de todos, mas acredito que o próximo sera do namorado, owh!!!
Acho que vai ser bem caprichado, afinal tem que passar no teste do iNeto.
Aguardem o próximo bolo gourmet.

6 de jul de 2010

Blueberries and cream cupcakes

Esta receita encontra se na pagina 42 do livro "Idéias inspiradoras para agradar a todos..." sugestão da Joy do Blog da Joy, que vivência a realidade da confeitaria e do inglês, que eu tanto quero dominar, brigadão pelas dicas!!!

Nem preciso lembrar que meu tempo está curto, agora por exemplo vou fazer uma pausa na postagem para colocar as roupas do uniforme na máquina de lavar.
Voltei!
Essa  semana encontrei as tais blueberries congeladas, não pensei duas vezes , nem olhei o preço para não desencorajar, coloquei no carrinho, paguei com meu vale-coxinha e corri para casa fazer cupcakes, to me sentindo a tarada dos cupcakes, se a crise continuar, logo vou vender as coisas de casa para comprar manteiga.
Mas vamos a receita:

Blueberries-and-Cream Cupcakes 

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

1/2 xícara de amido de milho

1 colher de sopa de fermento em pó

1/2 colher de chá de sal

1 xícara de manteiga sem sal

1 3/4 de xícara de açúcar

4 ovos grandes

2 colheres de extrato de baunilha

1 1/4 de xícara de leite

2 xícaras de blueberries+ algumas para decorar

Creme de chantily( eu usei creme de leite fresco com açúcar de confeiteiro, como sugere no livro)

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 180°C, forre formas de muffincom bandejinhas de papel .

Misture as farinhas, o fermento e o sal. Com a batedeira em velocidade média-alta, bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo até que cada um se integre, raspando os lados da tigela sempre que necessário. Adicione a  baunilha.

Reduza a velocidade . Adicione a mistura de farinha em três lotes, alternando com duas adições de leite e bata até homogeneizar depois de cada adição. Misture as  blueberries com auxilio de uma colher, sem bater.
Divida a massa igualmente entre as formas , preenchendo  três quartos. Asse, até pálido dourado, cerca de 25 minutos para o padrão e 15 para mini. (tenho predileção pelo mini, além de mais gracioso, parece mais saboroso e menos enjooso)
Transfira para uma gradinha para esfriar completamente antes de decorar os cupcakes. Cupcakes podem ser armazenados por até três dias em temperatura ambiente, em recipiente hermético.

Para o chantily, não tem segredo:
500 ml de creme de leite fresco, usei o tirolez, que não me dá nada pela propaganda, mas o produto é bom e tem um preço equivalente.
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro, quem preferir mais doce, pode usar um pouco mais de açúcar, eu não recomendo, como nutricionista, e como degustadora oficial das minhas receitas.


O creme de leite deve estar bem gelado, e ser batido em velocidade média já com o açúcar até marcar o desenho do garfo da batedeira.
Coloque num saco de confeitar e aplique sobre os bolinhos, decore com mais blueberries.
Eu gostei de tudo, da cor do sabor, da textura, e não vejo a hora de receber mais créditos do meu vale coxinha para comprar outra caixinha de blueberries congeladas e fazer mais receitinhas.


 Eu pretendia testar uma receita por semana, mas estou fazendo uma por mês, se eu não soubesse tudo o que está acontecendo iria dizer, que eu estou "a passos de formiga em sem vontade", mas não é isso,e tenho sim cozinhado, mas algumas vezes o celular está sem bateria, outras vezes a iluminação é péssima, outras vezes estou tão cansada, que não capricho na apresentação, eu confesso, tenho preguiça, mas estou me redimindo desse pecado, em nome da gula!!!


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails