18 de nov. de 2010

Chocolate-Filled Cupcakes ou Cupcakes Recheados de Chocolate


Essa receita tem chocolate, mas na medida certa, para quem gosta ele está lá, para quem não gosta, não é o suficiente para ofuscar o sabor da massa. E que massa, com um sabor incrível de baunilha.
A cada receita traduzida me surpreendo com o sabor e ingredientes, quem acompanha já percebeu, uma receita é cheia de manteiga, outra parece que só vai ovos, outra carregada de chocolate, nesta  só usamos as claras. Quando estou traduzindo fico pensando: "isso não vai dar certo", ou "pra que isso, não é só um bolinho?"
Não, não é só um bolinho, é o bolinho, só quem experimenta vários pode sentir a diferença, na textura, no sabor, na umidade da massa.
Esses passaram com louvor no teste do iNeto, de 15 que renderam, ele experimentou só 8 ou mais, eu perdi a conta, esse calculo foi por eliminação, o numero pode ter sido bem maior, rsrsrsrsrs, eu sei que comi 1 e meio.
Apesar da simplicidade da receita, ela pede grãos de baunilha, ah ta, tão fácil,  lá fui eu atrás da baunilha, mesmo morando em São Paulo, é uma viagem, principalmente, pra mim, que sou do ABC, longe de tudo!!! Primeiro um ônibus até o centro, ou como antigamente, até a cidade,  já na cidade, vem o trem, até o Brás, la  encontrei a  Gabi, minha amiga e guia de compras, ela foi co-responsável pelas comprinhas da postagem anterior, e também está me ajudando com a arrumação de um rack, no quarto, que estava uma bagunça, assim que concluir mostro as fotos do antes e depois. Mas eu ainda não cheguei, ainda tem o metrô, ir até que é fácil, voltar é a pior parte, o cansaço, o bolso vazio e as mãos cheias de sacolas, e todos esses meios de transporte, atrasados e lotados, eu ainda pude contar com a sorte e uma carona do meu pai eliminando o ultimo ônibus, só que não rolou, meu irmão precisou do carro, e eu dancei.
Convidei o Neto para ir comigo, e fotografar tudo, fazer um roteiro para quem gosta de comidas e compras, na Paula Souza, Mercurio e 25 de março, quem sabe ele deixa de preguiça e vai, prometo leva lo para comer a melhor esfiha de São Paulo, esfiha de verdade.
Se deixar eu vou digitando, digitando e nada de cupcake. Resumindo, eu comprei uma fava de baunilha, nem vou perguntar o que fazer com apenas uma única fava de baunilha, saí de tão longe para uma unica e exclusiva fava de baunilha, isso é falta de planejamento, ou planejamento mal feito, então vou dar a melhor dica da vida de todo mundo, FAÇAM LISTAS ANTES DE SAIR DE CASA!!!  Do que comprar, de onde ir, se preciso cronometrem as atividades, dá certo, não tem erro e nem falta de produtos.
Agora eu falei tudo, podemos passar para a receita.


Cupcakes Recheados de Chocolate
No livro ela diz que rende 12, o meu rendeu 15.


    
* 3 / 4 xícara manteiga sem sal, amolecida
    * 1 1 / 2 xícaras de açúcar granulado
    * 6 claras de ovos grandes
    * 3 / 4 xícara de leite integral
    * 2 colheres de chá de baunilha extrato
    * 2 grãos de baunilha, metade do comprimento, as sementes raspadas e reservada, feijão descartado.
    * 2 xícaras de farinha de trigo
    * 2 colheres de chá de fermento em pó
    * 1 / 4 colher de chá de sal grosso (usei sal refinado mesmo)
    * 120grs de chocolate meio amargo, cortado em 12 pedaços (pode usar uma barrainha de supermercado)
    * 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Direcções

   1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre uma forma de muffin padrão de 12 copos com forros de papel e reserve.  Coloque na tigela da batedeira a manteiga e o açúcar granulado, com o batedor e bata em velocidade média até ficar fofo, cerca de 3 minutos. Adicione as claras, o leite, a baunilha e as sementes de baunilha, misture até incorporar, raspando os lados da bacia quando  necessários. Adicione a farinha, o fermento e o sal, misture até que homogeneizado.
   2. Divida a massa entre as forminhas de muffin, enchendo cada copo aproximadamente 3 / 4 da capacidade. Coloque um pedaço de chocolate para o centro de cada um, pressionando ao meio  para cobrir de massa. . Asse até ficar dourado, cerca de 24 minutos. Transfira  para uma gradinha e deixe esfriar ligeiramente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.
Cupcakes podem ser armazenados em recipientes hermeticamente fechados à temperatura ambiente até 3 dias.

Usei só um lado da baunilha o outro coloquei num vidro, completei com vodca para fazer meu próprio extrato, chega de pagar caro ou de usar essências artificiais. Pode também colocar as vagens de baunilha num pote de açúcar, e usa lo nas receitas. Eu faço isso assim que tiver juízo e comprar pelo menos meia dúzia de favas.
 
Dica do livro - Para misturar essa massa com as mãos, coloque os ingredientes em uma tigela grande. Usando uma colher de pau, misture-os até que apenas combinado, raspando as laterais da tigela quando necessário.

6 comentários:

  1. Essa receita vou experimentar, mas se achar a fava da baunilha aqui no mercado municipal...e o que fazer com as 6 gemas que sobram???? rsrsrs

    Beijos e obrigada por mais uma receita...

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para chegar dezembro e fazermos esse roteiro todo, mais ainda para experimentar essas delícias. Vinícius fica aqui lembrando dos tempos em que ele provava, rsrss.

    ResponderExcluir
  3. tinha de ter dedicado o post para mim, né?hahahaha.

    poxa, tô babando aqui, sandra. UMA PUTA FALTA DE SACANAGEM. queria muito fazer no finde mas eu não sei aonde vende fava de baunilha aqui. vou perguntar pro namorido, pra sogra e vamos que vamos.

    tô tentando aprender a confeitar os cups. eu faço, fica gostoso mas não bonitos, acho que é a pressa de comer,ahahaha.

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra!!Se eu morasse em Sampa não me importaria de pegar vários ônibus para fazer compras em lugares tão legais, volta e meia saio aqui do "Sur" para fazer umas comprinhas por aí. Amo muito tudo isso!!!Hehehehe.
    Bjs, babei pelos cupcakes!!

    ResponderExcluir
  5. pela aparência ficaram hipermacios. que receita maravilhosa. bom final de semana

    ResponderExcluir
  6. Sandra, parabéns pelo seu blog.Contêm, muitas coisas maravilhosas.As receitas divínas.
    Muito obrigada por compartilhar conosco,bjss....

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails