8 de mar. de 2010

Filé a Fiorentina



No sábado, resolvi sair da dieta do pão, foi quando descobri que estava sem dinheiro até para o pão, o supermercado eu paguei com o que tinha na carteira... E como diz o funk, eu paguei mas eu comi!!!
Ainda estou revoltada com a minha situação, até porque sei que dificilmente irei ver esse dinheiro outra vez, mas isso também não me para, me deixa triste, mas não me derruba.

Preparei meus bifinhos e almocei saudavelmente... (Existe essa palavra? Acho que já estou baiana demais, até criando palavras).
Procurei no google outras receitas para adequar as quantidades, saber as origens, encontrei apenas com filé de peixe, com o mesmo nome, com o contra filé é outra coisa.
Então vou ensinar como aprendi, se alguém quiser mudar o nome ou souber as origens me conta.

Filé a Fiorentina

500 grs de bife de contra filé (ou em Salvador filé especial)
temperos a gosto, sal e pimenta do reino nunca saem de moda
1 ovo batido com molho shoyu
1 xícara chá de farinha de trigo
1 xícara chá de farinha de rosca
óleo para fritar
120 grs de manteiga
4 colheres de sopa de farinha de trigo
500ml de leite aproximadamente
sal a gosto
noz moscada
1 maço de espinafre lavado, aferventado e escorrido
200grs de mussarela
50 grs de parmesão ralado

Modo de Preparo:
Tempere os bifes, tempere o ovo com o molho shoyu, coloque cada farinha num prato separado e empane os filés, passando primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por ultimo na farinha de rosca, sempre pressionando bem nas farinhas para não descolar a casquinha durante a fritura.
Numa panela coloque o óleo suficiente para cobrir os bifes e deixe aquecer bem. É uma fritura por imersão, atenção para a quantidade e temperatura do óleo.
Coloque poucas unidades de cada vez, para fritar bem, retire e deixe escorrer sobre papel toalha.
Prepare o molho branco, derrete a manteiga, junta a farinha de trigo, e vai adicionando o leite até dar ponto de creme, eu fiz assim, mas pode ser o seu molho branco de sempre, tempero com sal e noz moscada e pronto.
Pronto nada, eu misturo o espinafre, antes de tirar do fogo.

Despeje sobre os bifes arrumados num refratário, polvilhe a mussarela e o parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.
"Cá" pra nós até papelão fica uma delicia gratinado, esses bifes então!!!

Servi com um arroz branco e saladinha de tomates e pra beber mais suco de cacau, vou tentar levar uma semente de cacau pra casa, tem uma praça enorme na frente da casa dos meus pais, vou lá plantar.

Essas poupas são bem faceis de preparar, é só bater no liquidificador com um pouco de água, adicionar açúcar a gosto.

6 comentários:

  1. Amiga, eu conheço também com peixe hehehe é um prato italiano maravilhoso.
    Quero ler o seu parto e colocar no Manga ok?!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Sandra, eu nao conhecia esse prato! Ai que delicia, parece um parmegiana só que com molho branco... deu fome total!!!

    E o suco de cacau cntinua um misterio aqui no sudeste..rsrs

    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Poxa deve ficar delicioso.
    E quanto ao suco de cacau já dessa polpa pra vender mas nunca comprei de cacau, vou provar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ficou com uma cara maravilhosa!!! Ai amiga, força viu!! um grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Sandra, ficou lindo o prato! Nunca fiz esta receita, mas quando fizer farei esta sua que deve ser divina.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Que delícia,confesso que adoro queijo!
    Vou ver se faço o cupcake de cenoura como vc sugeriu. Menina eu nunca tinha visto aquela laranja fiquei imprecionada...rsrsrsrs e se tiver a receitinha do doce vou adorar.
    Beijos,
    Re

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails