6 de ago. de 2010

Clafoutis


Fiquei desesperada, quando olhei  para as cerejas, lembrei do preço e não encontrei  nada de especial para preparar, convenhamos que qualquer coisa de cereja, é especial. Mas fazer o que se a gente nasceu com uma vontade que nunca se satisfaz???

Sempre em busca do novo, a cada ingrediente, quero uma receita diferente, não dá pra viver só de licor e floresta negra, pensando em cerejas.
No ano passado , prometi que tentaria fazer uma receita desconhecida mensalmente, eu bem que tenho feito, não com a frequencia que esperava, estou me empenhando, passo um bom tempo na net buscando novidades, ontem quando digitei "cerejas" no google, encontrei os clafoutis, que é um flan com cerejas, se não for com cerejas, deve ser chamado de flognard.
Até encontrei um blog, que decorava com pistaches, então, cerejas e pístaches combinam. Eu que economizei meus pistaches, por um motivo muito feio.
Eu sou enjoadinha, e não sou muito fã de pudins  e gelatinas, pode incluir na lista, mingau, creme e tudo que vá amido, e não fique crocante.
Quem sabe se eu utilizasse leite condensado, mas sei que na confeitaria, ele não é bem vindo, e pra eu saber o sabor original, tenho que seguir a receita original.

Ingredientes até certo ponto simples, se não levarmos em consideração a amendoa, opcional que não usei, e as cerejas, dããã.
Fácil de fazer, a grande dificuldade foi decidir entre retirar cabos e caroços, ou manter, eu mantive, a preguiça impera, mas também lí em algum lugar que o sabor ficava melhor, porém não ficou avermelhado.
Quente eu comi e não gostei muito, parecia um mingau de baunilha, mas frio, aí sim eu ví vantagem, ficou delicioso.
Traduzindo é um flan, se retirar o caroço, acho que o sabor da cereja espalha mais, a cor também e não se corre o risco de quebrar o dente.

Clafoutis

3 ovos grandes
1 1/2 xícara chá de leite
1 xícara chá de açúcar + o suficiente para polvilhar o refratário
2 colheres de farinha de trigo
2 colheres de amido
1 colher de café de açúcar vanille
200 a 300 grs de cerejas
manteiga para untar

Modo de Preparo:
Aqueça o forno a 180°

Unte uma forma refratária e polvilhe açúcar. Espalhe as cerejas.
Na batedeira, coloque os ovos e bata até dobrar o volume, adicione o açúcar, o açúcar vanille e bata mais um pouco. Fora da batedeira junte a farinha e o amido, alternado com o leite, fica bem liquido.
Despeje sobre as cerejas e leve ao forno, até dourar.
Polvilhe mais açúcar sobre o doce pronto.

Experimente também o flognard, com todas as frutas possiveis.

9 comentários:

  1. Hum, mas que delícia heim Sandra! Eu amo cerejas, e esta sua clafouti está com uma aparência divina. Tenho um livro em casa com uma receita de clafoutis de cereja, mas como não sou muito boa com doces eu ainda não fiz.
    Beijinhos,
    Fabiaba

    ResponderExcluir
  2. Se me conheço bem... acho que comeria as cerejas todas antes de conseguir fazer algo mais com elas :)

    ResponderExcluir
  3. Sandra, muito obrigada pelo carinho lá no blog!!!
    Beijos e um lindo final de semana pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Finalmente uma coisinha para suas cerejas rss, mas na dúvida amiga, come pura mesmo, é tudo de bom!! Em Portugal, qdo morei lá, tinha muiiiiita cereja a precinhos de banana, fazia até vitamina do Pandinha com cerejas rsss, mas gostei dessa coisa de nome dificil rsss, beijos

    ResponderExcluir
  5. Ficou luxo puro. Eu adoro clafoutis e pago uma nota para comer um restaurante na minha cidade, mas é um dinheiro bem pago que uma vez a cada 6 meses eu me permito gastar...rs. (nem é tão caro assim...rs)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei aqui só babando, como disseram lá em cima, eu também comeria todas antes mesmo de fazer a receita.
    Sou apaixonadapor flan, com cereja então...meu Deus!!!
    Parabéns pelas receitas!!

    ResponderExcluir
  7. Menina, que chique essa ida ao mercadão hem? E que bom que encontrou algo de bom pras suas cerejas. Acredita que nunca comi-as assim, in natura? Nem sei qual o cheirinho. Aqui em Uberlândia nunca achei, mas tb devem ser caras. Como praticamente não faço doce em casa, pq eu não ligo e Marido pede pra não fazer, pq ele é descontrolado por doces, rs não sofro tanto por ainda não ter experimentado. Mas esse teu prato.. ai ai, ô vontade! rs

    Xerão, frô!

    paty

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha!... lindo e super apetitoso!
    babette

    ResponderExcluir
  9. Nunca fiz essa sobremesa, mas parece maravilhosa!
    Super chique!!!
    Amei,

    Bjos

    Eliane

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails