1 de set. de 2012

Panquecas Tradicionais

Ou Basic Vanilla Pancakes
Sim, é uma receita para o café da manhã.
Desde não sei quando procuro por uma receita de panquecas para o café da manhã, com cheirinho de baunilha, que fiquem redondinhas, fofinhas, que tenham sabor de "bom dia", eis que no final de semana passado eu encontrei, são mais que perfeitas, foi amor a primeira vista, copiadas do blog de receitas do caldeirão da bruxa solar.
Mais que postar aqui, essa receita vai para o meu único caderno de receitas que ainda tenho, comecei a fazer tem uns 2 anos e será minha herança para os meninos, só com receitas testadas, aprovadas e repetidas.
Esses dias encontrei um caderno de receitas da minha mãe, da década de 70, muita coisa copiada e nunca testada, só arranquei uma folha e guardei, que foi a primeira receita de bolo que eu peguei, aos 9 anos, ou melhor, aos 8. Um dia antes do meu aniversário, preparei e levei pra escola, e quando cheguei em casa fiz outra vez e comemos quente, foi um aniversário inesquecível.


Essa também vai para o caderno de receitas.
É o melhor que posso deixar para os meus filhos, boas memórias,  grandes experiencias!
Quer melhor lembrança que um café da manhã com panquecas como estas?



Basic Vanilla Pancakes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento químico
1 colher de (chá) de sal
1 xícara (chá) de leite 
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 ovo grande
1 colher (café) de baunilha (uso açúcar vanile)
manteiga para fritar


Ligue o forno para ir colocando as panquecas à medida que vão ficando prontas para não esfriarem.


Em um recipiente, bata o ovo com um fouet, acrescente o leite, a manteiga derretida e a baunilha. Mexa até homogeneizar. Junte agora os ingredientes secos: a farinha, o açúcar e o fermento. Misture sem bater.


Aqueça uma frigideira anti aderente com um poquinho de manteiga. Coloque uma concha pequena de massa por vez. Não esparrame, essa panqueca é para ficar mais alta. Se precisar dar forma, utilize as costas de uma colher.


Frite cada lado até aparecerem bolhas na superfície. Fique sempre atento para não queimar por fora e a massa ficar crua. Para virar, use uma espátula. Assim que estiver pronta, coloque em um refratário e leve ao forno para mantê-las quentes. Repita a operação até terminar a massa. Se quiser um número maior de panquecas, faça discos de diâmetros menores.


Sirva com a cobertura que preferir: mel, manteiga, maple syrup (xarope de bordo) ou geleias e afins.
Usei geleia de maçã caseira, que sempre preparo para uma emergência e aproveitar maçãs.

Podem ter certeza que essa panqueca vai estar por um bom tempo no nosso café de domingo!



5 comentários:

  1. Bom dia!
    Com certeza seu dia começou maravilhoso, partilhando com seus filhos algo feito com carinho e capricho. As panquecas estão com uma aparência ótima.
    Agora o que me chamou atenção de verdade foi você dividir sua primeira receita de bolo, adorei... me fez lembrar das minhas aventuras culinárias na casa da minha minha mãe, sempre tive uma queda pro lado de doces, comecei como você... ainda muito criança. Ainda guardo umas relíquias como essa que você tem ai... também quero deixar pras filhas.
    Tenha uma semana abençoada e produtiva.
    Abraços de uma admiradora e amiga.

    ResponderExcluir
  2. hummm sandrinha que delicia ..sabe esas recordações são tudo de bom sabe que vc me deu uma ótima ideia ?? fazer dois livros de receitas para meus filhos ....vai ser uma ótima lembrança mesmo ..amei a sua amiga e amei também a panqueca bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, imagina que recordação deliciosa eles vão te pra vida toda!
      Beijos

      Excluir
  3. pensa numa pessoa aguando do lado de cá do PC. Eu sou apaixonada por essas panquecas pro café, que a gente vê muito em filme americano.

    Tive um chefe que fazia porque morou nos EUA por muitos anos e viciou rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você pode fazer também, eu fiz rapidinho, já esto ate decorando a receita.
      São perfeitas!

      Excluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails