11 de mar. de 2012

Crostata de Morangos



Agora que tenho morangos sobrando, tenho que rebolar pra encontrar o que fazer com os mais desajeitados, ninguém aguenta mais comer morango com creme de leite, com brigadeiro, nem com iogurte, o negócio é apelar pras tortas, to pensando até em produzir geleia...
Pesquisando encontrei a Crostata di Marmellata, uma torta de origem italiana, que leva um doce concentrado no recheio, nesse caso adivinhem?! Morangos.
Apresenta-se como uma tarte baixa com cobertura de treliça e recheio de geleia ou puré de frutos. A massa usada é a pasta frolla (de origem italiana) que confere uma consistência crocante ao exterior da tarte, fazendo um delicioso contraste com o recheio cremoso, aromático e delicado. 
Eu não sei o que fiz que minha treliça ficou sem sentido algum, alias eu sei, falava ao telefone enquanto fazia...





 Massa - Pasta frolla:
220 g de farinha
100 g de manteiga sem sal, gelada e picada
60 g de açúcar
Raspa de limão ou laranja q.b.
1 pitada de sal
1 ovo + 1 gema (ligeiramente batidos com um garfo)

No processador coloque a farinha, a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e o sal. Ligue o aparelho e processe até obter uma mistura grossa e areada. Aos poucos, vá acrescentando a mistura de ovos,  processando, até que uma massa se forme. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada, amasse, delicadamente, até obter uma massa homogénea (se for necessário, e tendo em conta que o tamanho dos ovos pode influenciar a massa, junte mais 10-15 g de farinha, no entanto, a massa deverá ser bastante mole). Em seguida faça uma bola com a massa, embrulhe-a em um plástico e leve a geladeira durante 2 horas (isto fará com que a maça endureça). 

Recheio - Geleia de Morangos
600g de morangos, sem os cabos e cortados ao meio no sentido do comprimento
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar refinado
1 pedaço de casca de laranja de 10cm
suco de 1 laranja
1 pedaço de casca de limão de 5cm
suco de ½ limão
2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado
1 ovo batido, para pincelar a massa
2 colheres (sopa) de açúcar 

Coloque os morangos numa panela grande e junte o açúcar, as cascas e os sucos de laranja e limão, o gengibre. Leve ao fogo médio-alto, mexendo até dissolver o açúcar, e então deixe ferver. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que a mistura engrosse e fique parecendo uma geléia (10-15 minutos) – quando mexer, amasse as frutas com uma espátula de silicone para que soltem seus sucos. Deixe esfriar completamente. 

Montagem 
Pré-aqueça o forno a 180°C. Abra 2/3 da massa numa superfície levemente enfarinhada até obter 3mm de espessura. Forre uma forma de torta, untada com manteiga, com a massa e remova os excessos. Coloque o recheio na massa. Abra o 1/3 de massa restante, novamente na espessura de 3mm, e corte tiras, longas o suficiente para cobrir a torta. Arrume-as sobre o recheio formado uma espécie de treliça, pressionando-as na beirada da massa para selar bem. Retire os excessos. Pincele a massa aparente com o ovo batido  e polvilhe com o açúcar. Asse até dourar e ficar crocante (40-45 minutos).
Deixe esfriar na forma antes de servir.

Apesar de na primeira fatia estranharem pelo sabor do gengibre, a torta foi aceita e acabou rápido 

4 comentários:

  1. Oie!

    Usa os morangos no kantem, Ficam lindos é ótimos para comermos nos dias quentes de verão, onde um docinho faz falta e umas calorias não são benvindas :)

    ResponderExcluir
  2. Oláááá, não conhecia esse kanten, fui pesquisar e estou achando interessantíssimo !!!

    ResponderExcluir
  3. Kanten é tudo Sandra. Uma mão na roda para os dias de fome louca e nada dessa torta looooooooooooosho, rsrsrs
    Ai que vontade !!!

    Bjus 1000 queridona

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails