3 de jun. de 2010

Cupcakes chococo


Eu ainda não comecei a postar receitas do livro por vários motivos, alguns vocês já sabem outros não, como que o trabalho está me consumindo mais tempo que o imaginado, chego em casa exausta e cheia de coisas para fazer, tem também o namorado, se eu chegar em casa cedo não o vejo, já me basta que na pensão onde ele está eu não posso entrar e aqui em casa ele nem pode passar perto, no máximo que conseguimos é conversar alguns minutos por dia enquanto dou uma carona para ele, nem sair para comer alguma coisa não dá, aqui em todo lugar paga estacionamento e a comida é muito cara, ou eu encontro uma casa para ele morar, ou vou continuar exausta por muito tempo.

De tudo o que faço em casa monto marmitas para que ele possa experimentar, não sei como ninguém ainda me perguntou se eu estou levando comida para desabrigados...

No domingo eu fiz esses cupcakes, que deram certo, ficou delicioso, quase sem açúcar, ótimo para quem gosta de doces suaves.

No meio da postagem o telefone tocou e precisei sair resolver alguns problemas no trabalho.
Mas vamos a receita:
Massa de chocolate:
150 grs de manteiga
1 1/3 de xícara de açúcar
2 ovos
3/4 de xícara de cacau em pó
2 1/3 de xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara chá de leite
1 colher de café de açúcar vanille
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Massa de coco:
4 ovos
200 gras de coco ralado
1 lata de leite condensado

Modo de preparo:
Prepare as formas para cupcakes com as bandejinhas de papel, pré aqueça o forno a 180° C.
Numa tigela junte todos os ingredientes da massa de chocolate batendo com um batedor de arame, no braço mesmo, lembre se de usar ingredientes em temperatura ambiente, não é para se acabar de bater e sim para homogeneizar a massa. Reserve.

Na batedeira, coloque os ovos para bater até dobrar de volume, viu porque a outra massa bate na mão, a batedeira fica ocupada com essa que precisa bater muito. Quando estiver um creme fofo e esbranquiçado junte o coco ralado, batendo na velocidade mínima e por ultimo acrescente o leite condensado.

Despeje um pouco de cada massa nas forminhas, fica bom das duas formas, alternando a ordem das massas. Não encher muito as formas para não derramar .

Leve para assar por mais ou menos 20 minutos, ou até que espetando um palito, este saia limpo.

A cobertura eu fiz de várias formas, a mais simples apenas derreti chocolate meio amargo e espalhei sobre os bolinhos, assados e frios, e com o chocolate ainda derretido decorei com fitas de coco.

Os mini cupcakes, eu fiz um ganache com chocolate meio amargo e creme de leite, mas o ganache ficou mole, como na cozinha nada se perde tudo se transforma, eu bati um tablete de manteiga, e adicionei 5 xícaras de açúcar de confeiteiro, depois juntei o ganache, que eu esqueci de medir.
Mas não tem erro, o ponto da cobertura quem dá é o açúcar, vá batendo e observando, adicione mais açúcar se necessário, até ficar firme, no ponto de trabalhar com bico.

Outros eu decorei com pasta americana, a vermelha eu mesma tingi, já a preta eu comprei pronta, porque dá muito trabalho conseguir um preto de verdade.
Para decorar com pasta americana, é sempre bom ter açúcar de confeiteiro por perto e gordura vegetal hidrogenada.

Alguns utensílios também são importantíssimos, como um rolo liso de abrir massa, cortadores de vários formatos e um jogo de estecas, para fazer as modelagens, aí é só liberar sua criatividade e brincar de massinha de modelar, não vale misturar as cores e nem comer tudo para não modelar!!!


Ah, renderam 15 do grande e 24 do mini, só com essa receita.

Não esqueci que prometi de fazer o custo dos bolinhos, mas ando muito sem tempo, vou tentar a próxima postagem incluir o calculo de custo e como formar preço.
Se alguém tiver uma planilha de custos do excell e quiser me enviar serei grata, estou sem.

A cada volta que dou por São Paulo encontro mais coisas bacanas, dá vontade de comprar tudo, mas ainda estou na fase da contenção de despesas, caso alguém não encontre na sua cidade os utensílios e quiser que eu envie é só entrar em contato.

14 comentários:

  1. Que correria, fico com dó de vc não conseguir nem namorar um pouquinho. Os cups ficaram ótimos eu quase nunca faço, até achei a sua massinha bem boa, vou guardar pra quando criar coragem, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  2. Sandra, estou aqui apaixonada por seus cupcakes, este final de semana estou fazendo para uma amiga pra festinha de aniversario da filha dela, to amando esse mundo dos cupcakes, nossa vou pegar algumas das suas receitas e testar, sou uma pessima cozinheira, mais adoro uma novidade, fiz um cursinho de cupcake pra fazer pro aniversario da minha filha, mais a minha amiga adorou a ideia, ja comprei ate alguns acessorios... sou sua mais nova seguidora...
    beijo enorme Renee

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimos, Sandra!
    E essa combinação de chocolate com coco...Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm! Gamei na receita...
    Bjinhos,
    Eliane


    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. lindíssimos e já copiei a receita pois estava procurando uma receita justamente de coco, para fazer meus "bolinhos". bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. Sandra, gostei muito da receita! E continue, pois você chega longe!
    :o)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita e todas as fotos.
    bjks

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã de coisas com coco, mas seus cups ficaram um charme, especialmente na embalagem de bolinhas.
    Não vejo a hora de vc começar a postar as receitas do livro da Martha.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Sandra que lindos, vc está de parabéns.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  9. Lindíssimos. Comecei há pouco a fazer cupcakes para as festinhas em casa, mas ainda não me atrevi a uma decoração mais bacana.

    ResponderExcluir
  10. Poxa, tomara que vocês consigam reverter essa situação o quanto antes.
    E os cups, lindos como sempre.
    =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ai Sandra, devem estar maravilhosos. Uma dúvida cruel, aonde você achou essas embalagens?

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sandra, em primeiro lugar, me apaixonei por vc, tem horas q leio e morro de ris dos seus textos e tb choro. Estou num processo similar ao seu e deve ser por isso q me identifiquei muito. Em segundo lugar, estou encantada pelo mundo dos cupcakes, mas só em sonhos, pois moro no interior do E.S. e aqui não tem forminhas, utensílios...nada para fazê-los. Estou louca querendo, vc bem q podia montar um kit pra mim, o q acha? Aí eu deposito e vc manda por Correio. Me ajuda vai? Sou sua mais nova seguidora. Heim? rs. Ainda bem q vc tem namorado e eu q nem isso tenho? Estou na mesma pendanga financeira, como é difícil. Mas tenho um pequeno de 2 anos que me preenche. Amém por isso. Fique em paz. Bjim.

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails