20 de out. de 2010

Cupcakes de limão e Merengue


Agora que tenho mais tempo, até consegui traduzir mais uma receita de cupcake do livro, esse seria o que eu faria primeiro, caso eu tivesse um maçarico, mas só agora consegui comprar um, e ninguém mais me segura, vou por fogo em todo açúcar que encontrar pela frente.
Eu que amo limão, tanto em doces, quanto em salgados esperei uma eternidade para experimentar e confesso, comi dois cupcakes, uma vergonha para quem quer emagrecer, e o pior, não compensei com nada.
Hoje o negócio é correr atrás do prejuízo!

Traduzi como de costume, primeiro usando meus conhecimentos linguísticos, depois um dicionário e por ultimo o google tradutor, só para ter certeza. Fui para a cozinha toda faceira porque a cada receita preciso menos do dicionário, preparei tudo com um orgulho de mim, o curd ficou delicioso, tanto que resolvi rechear, ao invés de só cobrir o bolinho, foi aí que comecei a ver meu erro, a receita da tia Martha estava exata, massa para 24 bolinhos e curd para COBRIR os 24 bolinhos, se rechear e cobrir, só dá para 12. E depois quando experimentei, descobri que apesar de delicioso o curd, ele tem um sabor forte, só um paladar muito masoquista para aceitar bem, é claro que passou no teste do iNeto, o chato gostou, as crianças acharam muito azedo, então fica a dica, para rechear só se for para adultos e que gostem muito de limão.

Outra coisa, só agora postando, procurando o link para indicar de onde vem a receita é que descobri que tem um vídeo de como fazer, e ou eu traduzi errado, ou ela fez diferente, o curd, na tradução manda ir ao fogo, no vídeo vai ao banho maria e fica bem menos consistente. Vou experimentar futuramente dessa outra forma. Se alguém traduzir de outro jeito, por favor, me diga.




Cupcake de limão com merengue
Faz 24

    
* 3 xícaras de farinha de trigo
    
* 1 colher de sopa de fermento em pó
    
*
1 / 2 Colher de chá de sal    
    * 1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
    
* 2 xícaras de açúcar
    
* 4 ovos grandes, em temperatura ambiente
    
* Raspas da casca de 3 limões (cerca de 3 colheres de sopa), mais 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
    
* 1 colher de chá de baunilha extrato
    
* 1 xícara de creme de leite
    
* Curd de limão
    
* Cobertura de Merengue
Modo de Preparo:

   
1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Prepare as formas de cupcakes com as bandejinhas de papel.  Misture a farinha, o fermento e o sal.
   
2. Com a batedeira em velocidade média-alta, bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo até  incorporar, raspando os lados da bacia quando necessários. Acrescente as raspas e baunilha. Adicione a mistura de farinha em três lotes, alternando com duas adições de creme de leite e suco de limão e bata até combinar tudo depois de cada adição.
   
3. Divida a massa igualmente entre as formas, preenchendo cada três quartos . Leve ao forno, até dourar e um testador de bolo inseridas no centro, saia limpo, cerca de 25 minutos. Transfira para uma gradinha para esfriar completamente antes de remover cupcakes. Cupcakes podem ser armazenados durante a noite em temperatura ambiente ou congeladas até 2 meses, em recipientes hermeticamente fechados.
   
4. Para finalizar, espalhe uma colher de sopa de curd limão em meio de cada cupcake. Encher um saco de confeiteiro com um bico estrela gigante. Aplique o merengue em cada cupcake, rodando a ponta ligeiramente e liberando como você puxa para cima para formar um pico. Mantenha um maçarico pequeno de 3 a 4 centímetros da superfície da cobertura, e movê-la para trás e para frente até que o merengue esteja ligeiramente dourados por toda parte. Sirva imediatamente.


Lemon Curd
Faz aproximadamente 2 copos (suficiente para cobrir os 24 cups)

    
* 8 gemas grandes
    
* Raspas finamente ralada de 2 limões
    
* 1 / 2 xícara mais 2 colheres de sopa de sumo de limão (cerca de 3 limões)
    
* 1 xícara de açúcar
    
* 1 pitada de sal

    *  10 colheres de sopa de manteiga sem sal, fria, corte em pedaços
Modo de Preparo:

   
1. Misture as gemas, as raspas de limão, suco de limão e o açúcar em uma panela de fundo grosso, misture para cozinhar. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau (não se esqueça de raspar as laterais da panela), até a mistura ficar espessa o suficiente para cobrir as costas da colher, de 8 a 10 minutos.
   
2. Remover panela do fogo. Adicione sal e manteiga, um pedaço de cada vez, mexendo até ficar homogêneo. Passe por uma peneira fina em uma tigela média. Cubra com filme plástico, pressionando-o diretamente na superfície do creme para evitar a formação de uma pele. Leve à geladeira até gelar e definir, pelo menos 1 hora ou até um dia.

Merengue
Faz cerca de 8 copos (sobrou muito, dá para fazer meia receita)

    
* 1 1 / 2 xícaras mais 2 colheres de açúcar
    
* 2 / 3 de xícara de água
    
* 2 colheres de sopa de glucose de milho
    
* 6 claras de ovos grandes, em temperatura ambiente
Modo de Preparo:

   
1. Misture 1 1 / 2 xícaras de açúcar com a água e xarope de milho em uma panela pequena, clip um termômetro de doces ao lado da panela. Leve para ferver em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até dissolver o açúcar. Continue fervendo, sem mexer, até a calda atingir 230 graus.(ponto de fio forte)
   
2. Enquanto isso, na tigela da batedeira com a raquete, bata as claras em velocidade média-alta até formar picos moles. Com a batedeira em funcionamento, adicionar 2 colheres de açúcar restante, batendo até misturar.
   
3. Assim que o xarope de açúcar chega a 230 graus, retire do fogo. Com a batedeira em velocidade média-baixa, despeje a calda fervente lentamente e constante. Aumente a velocidade para média-alta, bata até que a mistura esteja completamente frio (teste tocando no fundo da tigela) e duro (mas não seco) formar picos, cerca de 7 minutos. Use imediatamente.



Se alguém quiser ver o vídeo e conferir a receita original, ela está aqui, muitas das receitas do livro estão no site.
Lá vou eu outra vez para a cozinha, preparar algo para uns concursos que estão rolando.
Ah, também vou preparar o almoço, eu também faço comida, só não posto porque só tenho um celular para fotografar e foto de comida mal feita, nem preciso falar o que parece, nos doces ainda dá para disfarçar!

16 comentários:

  1. Sandra, Sandra, tu tá querendo matar o Formigão, né??Primeiro com aqueles cup maravilhosos de Nhá Benta e agora esse de limão???Meu Deus!!! Estou louca para comprar um maçarico, mas por aqui tá muito caro, estou pensando em ir a Sampa e comprar um. Beijão, parabéns pela delícia!!

    ResponderExcluir
  2. Menina que coisa de doido esse creme de limão do meio! Adorei isso.
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. muito lindo. deve ser um espetáculo o sabor desses "Bolinhos" como gosto de chamar. já copiei o recheio. demais da conta de bom

    ResponderExcluir
  4. Ahhh adorei esses, vou tentar fazer qualquer dia, mas não sei se consigo, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  5. Jesus, mulher esse negocio deve ter ficado bom!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Menina, que trabalho chato esse do iNeto, daqui uns dias vai ter que usar roupa GG.
    Parabéns pelo seu trabalho, Deus te abençoe e que as oportunidades apareçam.
    Anne

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso!! Além de lindo, parece delicioso!! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Sandra,
    Gostei da sua explicação sobre o merengue, e agora vou deixar esse medo de lado e vou fazer os cupcakes.
    Agora, falando dessa outra tentação....estou adorando as delicias do seu blog, e se graças ao maçarico novinho que vc adquiriu, eu for encontrar mais delicias como essa, eu estou feita.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Sandra, querida, show de bola!!!! Ficaram lindos!!! Esse curd de limão está muito parecido com o creme de limão siciliano da torta de limão francesa do Richie! Eu tb achei que ficou azedinho demais pro meu paladar, mas é diferente desse curd, lembra muito na aparência!
    Parabéns amiga!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra!

    O curd pode ser feito das duas maneiras mesmo... o resultado é o mesmo, a única diferença é que no banho maria vc corre menos risco dos ovos cozinharem... mas se isso acontecer tanto direto no fogo ou no banho maria é so passar por uma peneira.
    Eu adoro curd!!! E o seu ficou com uma "cara" boa demais. bjos!!!

    ResponderExcluir
  11. Gente, que perdição!!!! Deve ter ficado uma delícia!!
    Ainda não experimentei cupcakes mas vou acabar me rendendo!! rsss
    bjk

    ResponderExcluir
  12. Muito bom!!!
    Parece delicioso, esta muito bonito
    bjao

    ResponderExcluir
  13. Sandra, você e seus cupcakes...esses estão de babar, também adoro limão e creio que não acharia muito azedo.
    É muito divertido brincar com o maçarico, né...adoro!
    Bjuss e sucesso na nova empreeitada!!!

    ResponderExcluir
  14. Emagrecer? Eu também tento, mas que jeito?
    Eu amo limão! Estou totalmente descontrolada com essa visão! bjs

    ResponderExcluir

Você também sabe disso???

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails