27 de out de 2011

Brownie


Comigo as coisas funcionam assim: tenho vontade de comer algo, tento me lembrar de quando foi a ultima vez que comi aquilo e qual foi a melhor versão já experimentada, nem sempre funciona, sempre fico dias, horas, pesquisando a melhor receita, claro que nunca anoto, não faço listas, confio na minha pobre memória, que já foi bem melhor.
O resultado é que saio aleatoriamente, comprando ingredientes aleatórios, que nunca são suficientes pra receita que eu estava planejando, aí, tenho duas saídas, ou adéquo a receita com o que tenho, ou faço uma lista decente e espero mais uns dias pra preparar.
Raramente as lombrigas me permitem esperar tanto tempo, geralmente quero tudo pra ontem.
Não sei se já disse, mas tem uma loja de artigos para confeitaria bem perto de casa, vou e volto andando, são uns dez quarteirões, mas alguém aqui tem que caminhar de vez em quando. A loja é muito boa, tem preços bons, o único empecilho  é essa caminhada. Vou deixar o link da loja  pra quem for de São Paulo e se interessar, não ganho nada da loja, é só pra divulgar, e outras pessoas não ficarem pegando ônibus, trem e metrô só pra preparar um docinho, ah, essa loja vende produtos callebaut é lá que ando comprando splits e chocolate amargo.
Mas voltando ao brownie, ando sonhando com ele e morrendo de preguiça de ir até a loja, então corri no shopping que é só uns 9 quarteirões mais próximo e comprei uma barrinha de chocolate meio amargo, que nem diz a porcentagem e voltei pra casa felicíssima, ainda sem uma receita, dei sorte, logo de cara encontrei essa,  que pedia exatamente as 170g da minha barrinha.
Depois veio o drama da forma quadrada, brownie que é  brownie tem que ser assado em forma quadrada, não sei onde li isso, mas botei na cabeça. Não tive tempo de procurar a forma quadrada e fiz numa retangular mesmo, deu certo. Só hoje com a receita pronta é que encontrei a tal forma, e por um preço bem bacana- 4,99 onde? Só por email, desse supermercado eu não faço propaganda de jeito nenhum, e eles tem pelo mesmo preço as formas de cookies, aquelas retangulares baixinhas.
Uma dica pra quem quer fazer cookies e não tem essas formas baixas, vire a forma de bolo que tem e use o fundo para assar, untado e forrado com papel manteiga.

Enfim, depois desse drama todo, traduzir, fotografar, experimentar, aqui está, prontinho pra vocês:




Brownies
Ingredientes
90g de manteiga sem sal
170g de chocolate meio amargo picado
1/4 de xícara de chá de cacau em pó (20g)
3/4 de xícara de farinha de trigo (110g)
1/4 de colher de chá de fermento em pó
1 xícara de açúcar (200g)
2 ovos
1 colher de café de sal
1 colher de chá de baunilha


Modo de Preparo :
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e farinha uma fôrma quadrada de 20cm com fundo removível. No microondas, derreta o chocolate e a manteiga. Misture. Adicione o cacau em pó. Misture bem e deixe esfriar. Em uma tigela, peneire a farinha, o sal e o fermento. Reserve. Bata na batedeira, em velocidade média, os ovos, o açúcar e a baunilha por mais ou menos 4 minutos ou até virar um creme branco. Adicione o chocolate derretido e bata até ficar bem homogêneo. Acrescente a farinha e misture um pouco, somente até incorporar. Coloque a mistura na fôrma preparada e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos. Coloque um palito no meio do brownie. O palito deve sair ainda úmido. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.




Preciso dizer que ficaram maravilhosos???


Na primeira foto usei um pouquinho de geleia caseira de morangos.
Quando eu era menina, jurava que brownie tinha cobertura, mas não tem, essa casquinha se forma naturalmente.
Pode ser servido com sorvete, antes é só dar uma aquecida no microondas.
Se quiser pode congelar em quadradinhos, congela em aberto e depois num saquinho, retira o ar, dura 3 meses no freezer.
E por ultimo e não menos importante, pode ser preparado com chocolate ao leite.



18 de out de 2011

Brigadeiro, a seguir cenas do próximo capítulo


Virou novela o brigadeiro na minha vida, eu na verdade, nem ligo, sou muito de boa, mas há quem diga, que só assim é brigadeiro, ou só assado que é, e ainda há outros que defendem que todo leite condensado cozido com manteiga em fogo brando acompanhado de chocolate em pó, ou qualquer outra coisa, seja brigadeiro. ASSASSINARAM O CAJUZINHO!!! O pobre foi aniquilado das festas e do novo pseudo paladar aguçado dos brasileiros, que preferem brigadeiro de amendoim, no máximo.
E quem não ficaria perdido nesse festival de brigadeiros desfilando em vitrines, caixinhas cuts e até mesmo em marmitas, tudo tão gourmet...
Quando brigadeiro era o meu doce preferido, era feito com leite condensado, achocolatado em pó que dá uma energia que dá gosto, margarina e granulado, quando dava tempo de enrolar, porque minha mãe estava mexendo a panela e eu e meu irmão do lado esperando com a colher, foi uma alegria só quando aprendemos a comer pelas beiradas pra não queimar a língua....
Hoje em dia, o brigadeiro ainda é meu doce favorito, só que eu fiquei mais metida, digamos assim, e como pago pelo meu leite condensado quero ter o direito de misturá-lo ao que eu quiser, desde que com chocolate, e até ousar comer com o granulado baratinho, comprado as pressas no mercadinho do bairro, só pra fazer uma graça.

Esse é mais chique, feito com cacau em pó, manteiga, e passado no split de chocolate ao leite, que é mil e duas vezes mais gostoso que o tradicional granulado, só podia ser um pouco mais em conta.
Antes que venham me dizer que o meio amargo é melhor,  que meu paladar não é bom o suficiente para o brigadeiro, eu já respondo, amo tudo de chocolate, e tenho vários graus de tpm, que me permitem comer sem preconceitos, tem dias que prefiro o mais docinho,  em outros tudo muito amargo e forte.
Não seja esnobe, nem preconceituoso, brigadeiros são amigos... Você já abraçou o seu hoje???

Brigadeiro ( o meu preferido de hoje)
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa cheia de manteiga
100 g de split de chocolate ao leite grosso

Modo de Preparo:
Numa panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó, leve tudo ao fogo brando até abrir fervura, mexendo sempre, conte aproximadamente 8 minutos, ou até que pare de borbulhar, e/ou solte do fundo da panela.
Coloque num recipiente de vidro para que esfrie.
Faça bolinhas, passe no split de chocolate.
Arrume em bandejinhas.
Deguste sem moderação, ou não.

O rendimento vai depender do tamanho da bolinha e de quantas vezes você vai experimentar o brigadeiro enquanto esfria, e até do quanto você gosta de raspar a panela, na duvida faça 2 receitas de cada vez.
Já ouvi dizer que cada lata rende 40 bolinhas para a bandejinha numero 6, quem conseguir me conta se é verdade.

Quer conhecer todas as variações de brigadeiro??? Pergunte-me como!!!

16 de out de 2011

Risotos

Qual não foi minha surpresa ao recuperar minhas fotos e descobrir um monte de receitas não publicadas.
Risoto, tem mais de meia dúzia, eu acho, vamos ver agora. Já postei aqui , como preparar um risoto, vou postar aqui também, para todos preparem o risotinho nosso de cada dia.


Segue o preparo básico do risoto italiano :
1- Aqueça cerca de 1 litro de caldo de galinha, carne, legumes ou peixe(dependendo do sabor do risoto).
2-Numa panela larga de preferencia de fundo grosso, aqueça 1 colher de sopa de manteiga (pode-se usar azeite) e 1 cebola picada. Refogue mexendo de vez em quando até a cebola perder o aspecto de cru e ficar transparente.
3- Acrescente uma xícara de arroz culinária italiana, e refogue demoradamente, mexendo sempre até os grãos ficarem bem envolvidos pelo refogado.
4- Usando sempre fogo brando, panela destampada, despeje uma concha cheia de caldo fervente.Cozinhe, misturando de vez em quando até o liquido evaporar.
5- Volte a juntar mais uma concha do caldo fervente.Repita o processo até que o arroz esteja cozido, macio, mas ainda firme, (a preparação deve ficar cremosa).
6- Acrescente uma colher de sopa de manteiga e duas colheres de sopa de queijo tipo parmesão tirolez. Acerte o sal, se necessário, misture e sirva.
Rende 4 porções.
O primeiro risoto é de queijo com frango e palmito, usei vinho branco.
O último é de mignon com vinho tinto, faltaram cogumelos, mas a fome era maior que a necessidade deles.
Tem muitas combinações possiveis, invente uma!!!

9 de out de 2011

84 dias para o fim do ano

E você ainda está parada?
Não acredito.
Essa semana não foi tão prazerosa quanto eu imaginava, não consegui fazer um terço do que planejei, ando com muito sono, pra eu dormir basta estar acordada, tá dificil coordenar meu horario com as visitas dos meninos, sofro de saudade, tudo está parecendoo uma grande tortura, a prova final.
Ainda assim eliminei, torrei, liquidei, 1, 5kg nesta semana. Isso só evitando excessos de doces, veja bem, eliminando excessos, nada de proibições, tudo liberado.
Imagina quando eu começar a fazer uma atividade fisica?!?!?!?!?! Quando o sono passar, claro.
Parece que agora deixei de ser boba, e resolvi me cuidar mesmo, feliz com o resultado, segui os conselhos da UTI da auto estima com direito a depilação, unhas, cabelos, cada vez mais vermelhos, e roupa nova!!!
Não quero mais ninguém me dizendo que já me viu, ou que já me conhece, porque lembra de mim doutra festa com a mesma roupa. Sim, isso já aconteceu, e foi dito por um homem, e era a segunda vez que eu usava a roupa em 6 meses.
Fui no shopping, ou seja, atravessei a rua, andei, experimentei, me irritei, tive vontade de chorar, de cancelar a saidinha a noite, de deitar no meio da loja igual criança birrenta, de fazer passeata na paulista, de tentar descobrir pra onde foram as roupas pretas, que eu adoro e não acho nada, não tenho credibilidade assim, tão colorida.
Como havia prometido não comprar calças antes que ao menos uma das que estão guardadas entrem em mim, comprei uma saia, que mais parecia um cinto, não me perguntem onde encontrei coragem, porque eu também não sei.

Amei a camisa roubada do Eddie Vedder!!!
Agora vai ser assim, cada vez que eu completar uma etapa com êxito, haverá recompensa.
Ainda acho que isso é coisa de doido, mas quem falou que eu não sou?

Tem que ser muito doida pra fazer dieta, quando se tem centenas desses me rodiando umas 12 horas por dia, ou mais...



Só pra completar a semana, um amigo me fez um desafio, produzir uma cheesecake salgada, o desafio foi aceito e em alguns dias ela aparece por aqui com cobertura de cheedar e muito bacon, aguardem!!!

4 de out de 2011

Hoje é dia de creme brulée, bebê


Não dá pra dizer que gosta de cozinhar ou de comer e não ter experimentado um simples creme brulée, simples hoje, porque na minha infância eu sonhava com o sabor, mas nada de ninguém acertar fazer, sempre virava um pudim. Hoje com o ingredente que faltava, o maçarico, ninguém me segura.
A receita é bem simples e vale muito a pena.



CREME BRÛLÉE
Rendimento - 6 porções

Ingredientes:
500ml de creme de leite fresco
1/2 fava de baunilha
190 grs de açúcar refinado
6 gemas
Açúcar cristal para polvilhar

Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno a 165°.
Numa panela aqueça o creme de leite com a baunilha e a metade do açúcar.
Enquanto isso bata o açúcar restante com as gemas, até ficar homogêneo.
Despeje, aos poucos, o creme de leite nesta mistura, mexemdo sempre.
Volte a mistura a panela e cozinhe em fogo baixo, sem ferver, por alguns minutos.
Desligue o fogo e retire a fava.
Distribua o creme em ramequins e asse em banho maria por aproximadamente 45 minutos, ou até que fique firme, com o centro ligeiramente mole.
Retire do forno, mas mantenha-o na água até que esfrie.
Retire e leve a geladeira por no mínimo 6 horas.
Polvilhe açúcar cristal e queime com o maçarico para caramelizar.

A receita ficou perfeita, e foi copiada daqui



Acabei queimando muito pra fazer as fotos, ainda assim ficou ótimo!!!
Pra quem nunca usou o maçarico, esse é ótimo, automático,  gira o botão laranja atrás, para liberar gás e depois é só pressionar o mesmo botão, mais fácil que pilotar o fogão!!!

Utilizei também potinhos de vidro em vez de ramequns de porcelana, pra mostrar que também pode, não pode é deixar de fazer a receita porque não tem uma ou outra coisa. E falando nisso, o maçarico eu paguei baratinho, numa loja virtual que entrega em casa, quem quiser, deixa o comentário com email que eu passo o link. Produto bom, já tem mais de um ano, e olha que eu tenho queimado coisas por aí!!!

Ah, obrigada a Tirolez, que me enviou o creme de leite fresco, no site tem mais receitas.


Como tem muita gente pedindo o link do maçarico, e eu ando correndo, deixo aqui o link:

http://storemixbrasil.com.br/loja/product_info.php?products_id=85




2 de out de 2011

91 dias para 2012

E aí? Vai ficar parado???
Já sei que não vai ter festa no final do ano, estarei trabalhando e muito, só terei folga mesmo nas vesperas 24 e 31, viajar nem pensar, ainda bem que os meninos vão com o pai, assim podem aproveitar melhor as férias e eu fico com mais tempo de correr atrás de mobiliar a casa, pra quando voltarem estar tudo organizado, não tenho duvidas que nem metade será feito, me conheço.
Nem fiz a lista de tudo o que vou precisar na casa, pra definir prioridades, do tipo, o que não dá pra ficar sem, o que seria bem ter, mas da pra ir levando e o que não vou usar pra nada, também não vou gastar com isso, e o meio ambiente agradece.
Prometo fazer a lista e anexar do lado, assim o compromisso se torna publico e me empenho mais.
Mas, e aê? São três meses, 90 dias inteiros para se alcançar o objetivo determinado no final do ano passado, eu consegui uma parte dos meus, e você realizou algo que planejou?
Ainda tenho planos de fazder minha tatuagem este ano, e pra isso estou juntando minhas moedas, só não estou eliminando peso. Calculando que são 12 semanas até o reveillon, e um emagrecimento saudável pode se eliminar um kg por semana dá pra chegar em 2012 , doze kilos mais magra, bonita, gostosa e tatuada.
Vamos lá, não tenho mais desculpas pra inventar, o negócio é deixar a preguiça de lado e começar a dançar em casa mesmo,  são cerca de 400 calorias em uma hora que vão para o ralo.
Pra controlar a boca, vamos de dieta dos pontos.


Tem também o site do Emagrece Brasil, cheia de dicas de nutrição, atividades fisicas e etc, vale muito a pena.

Lá vou eu elaborar minha play list com músicas altamente dançantes, pra não parar por pelo menos uma hora.
Horarios eu já consegui organizar, roupas só vou comprar se emagrecer, se não, uso uns lençóis velhos que tenho aqui.
Já que não faço por bem, vou fazer sob tortura.
Dá uma olhada na minha tão sonhada tatoo

É mais ou menos isso, tem que ser gigante, começar na nuca e terminar no cofrinho, o dragão tem que formar um "S", e terá uns toques de vermelho. Vai doer eu sei.

Essa é minha prioridade até o fim de 2011, e a sua, qual é?



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails