30 de jan de 2010

Onde tudo começou...


Ontem comprei uma das latas de edição comemorativa do leite moça, da década de 70, fiquei um tempão namorando a lata e tentando lembrar da minha infância, só então me liguei que deveria ter comprado outra, a da década de 80, quando realmente me apaixonei por leite moça.

Todas as vezes que minha mãe ia fazer compras eu é que escolhia qual lata iria pra casa, era uma escolha muito criteriosa, sempre selecionava uma receita inédita, de preferência de um bolo, não me cansava de ler as receitas e me imaginar produzindo personagens fofinhos, coloridos e bem açucarados.

Fiz algumas receitas que não viraram personagens, minha mãe dizia que era difícil e trabalhoso, melhor só fazer o bolo, jogar um doce com leite moça por cima e comer, e assim eu fazia.

Eu ainda tenho uns rótulos sobreviventes lá na casa dos meus pais, em alguma caixa no meio de algum caderno, se as traças não comeram, claro.

Quando eu encontra los prometo fazer e fotografar, o rotulo e a receita, mas acho que isso vai demorar um pouco, porque só volto à Sampa, quando for pra ficar.

Mas como o Sr Google tem quase tudo, olha só o que eu encontrei:


E tem também a receita, e o modo de preparo:


Eu encontrei tudo num site que é a minha cara, o "leite condensado.com"

Lá vocês podem conferir a receita na integra, dessa e de outras receitas muito antigas, tão antigas quanto eu e o leite moça.

28 de jan de 2010

O que é importante para você???




Quando lí essa pergunta no livro "mais tempo e mais dinheiro", achei que fosse muito fácil responder, e eu respondi: meus filhos. Tão fácil!!!

Parece fácil, se não houvesse dois mil quilômetros de distância, se eu não precisasse de tanto dinheiro, de uma casa, de um trabalho rentável, descobri que tenho outras importâncias na minha vida, que são o caminho para estar com eles.

Sobreviver não é importante, é preciso mais, é preciso viver, coisas que no dia a dia deixamos de lado pra apenas sobreviver, decidi que não vou mais ser assim, se a vida é uma batalha, vou batalhar mas vou viver.

A melhor maneira de ganhar dinheiro é fazer alguma coisa bem, mesmo que seja roubar, só prospera quem rouba bem, que os políticos não me ouçam, mas é verdade.

Eu posso fazer quinhentos bolos que vou achar que ainda não está bom, mas recebo muitos elogios, e recebia muitas encomendas, como só fiz poucos cursos, apenas aulas demonstrativas e alguma coisa na TV, resolvi investir nisso.

Quero ser a melhor confeiteira do mundo,(menosumpoucomenos), quero ser boa, nem melhor, nem pior, quero fazer um bom trabalho, que o cliente fique satisfeito e eu também possa me orgulhar, será assim que ganharei dinheiro.

Tudo isso só pra falar que esse blog, vai virar um blog de bolos,confeitaria em geral.Se já não era!

Então começo listando os utensílios necessários para ser um bom confeiteiro, e avisando que mesmo não postando as fotos antes do kit do Richie da cozinha coletiva, eu já enviei e chega na próxima semana.

Montei pra ele um kit igual ao meu, assim no susto, tudo que eu ia precisando pra fazer meus bolos e cupcakes, eu comprava pra mim e pro kit. Não é que hoje descobri que está certo?

Abri o site do CakeJournal e lá estava uma postagem sobre os materiais necessários para fazer bolos.

Como não encontro o link correto, e meu inglês é péssimo, aí vai o que tem nas caixas:
-Cortador de Pizza
-Cortadores de flores
-Cortadores redondos
-Pincel de silicone
-Colheres de medidas
-Conjunto de estecas
-Rolinho de abrir massa
-Saco de confeitar
-Adaptador
-Bicos
-Pino para rosa

Isso, um pouco de criatividade e algum talento fazem bolos lindos, espero que o Richie goste de confeitaria!!!

Eu já agendei alguns cursos, vou comprar livros, investir todo o meu tempo e meu dinheiro nisso, me aguardem!

27 de jan de 2010

Ahhhh, Porque?

Hoje acordei assim, mais ou menos, porque???
O namorado perguntou: "Porque não escuta uma musica antes de ir pro trabalho?"

Eu me perguntei, Porque?

Saí a procura de musicas rápidas e que me animem, já falei que tenho um péssimo gosto musical?
Já falei que pra eu conseguir uma meta grande tenho que ter vários prêmios pequenos pelo caminho???

Então lá vai, estou fechando a boca pra ir no show de uma banda local, que toca isto:



Mas ao invés de me animar passei antes pra ouvir Raul, e terminei de amarrar o bode, ouça e me responda, porque???


Por que o porquê tem tantas regras e por mais que eu as decore nunca lembro quando vou escrever???

Ah, eu não sei de nada...

26 de jan de 2010

Mais Tempo e Mais Dinheiro em 2010

Janeiro já está acabando, se você fez sua lista de promessas pra 2010, agilize, faltam só 11 meses pra concretizar.
Aproveite o próximo final de semana, que é o ultimo do mês, para fazer um balanço de tudo e reformular se for preciso.

O livro eu já terminei de ler e ando com ele pra todo lado, consultando sempre que necessário, de qualquer forma, vou seguir o blog, assistir o filme, vestir a camisa, e consultar meu saldo sempre só pra não me assustar quando meu primeiro milhão aparecer na conta.



Inspirem se !!!

25 de jan de 2010

Cupcakes Rosa e Marrom



Já tem um bom tempo que estou prestando mais atenção nessa combinação de cores, essa do sorvete napolitano, como fica delicado, romântico, ops, eu??? Delicada??? Romântica???
Eu confesso, apesar do meu péssimo gosto musical, de só usar roupas pretas, de não ter um vestido na mala, de soltar uns palavrões vez ou outra, eu sou delicada, dormindo, mas sou!
Quando eu coloco algo na cabeça, só tiro quando eu consigo executar, e eu queria fazer um bolo com essas cores, mas a TPM e o final de mês me impediam, tomei uma boa dose de analgésico, meu estômago reclama até hoje, fui pra cozinha, tirei tudo do armário, peguei meu óculos escuro pra claridade não incomodar tanto e lá fui eu, sem batedeira, sem muitos ingredientes, sem espaço, sem receita, e com muita vontade de comer um chocolate marrom e rosa.
Levei meu bloquinho novo de anotações pra não esquecer o que eu coloquei na tigela.


Cupcakes de Brigadeiro:

1 xícara de açúcar de confeiteiro(não tinha o refinado)
100grs de manteiga
2 ovos
3/4 de xícara de chocolate em pó(não tinha cacau)
2 xícaras de farinha de trigo
1 3/4 xícara de leite
1 colher de café de açúcar vanille
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo:

Coloque tudo na tigela, na ordem da receita, misturando sem bater, pra cabeça não doer d+.

Distribua em 12 forminhas de cupcakes dentro de uma forma própria para assar muffins, se achar que vai ficar muito, faça um cup a mais, renderam 13, desta vez.


Brigadeiro do recheio:

1 lata de leite condensado
2 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de chocolate em pó

Modo de Preparo:

Leve tudo ao fogo médio, mexendo com carinho, para ficar muito macio, retire antes do ponto de enrolar, são uns 4 minutos no fogo.

Montagem:
Depois de assados e frios, faça uma cavidade nos bolinhos, coloque recheio também frio dentro, cubra com a tampinha.




Misture farelo do bolo com o restinho do recheio, e use para cobrir os cups, já serve para colar a pasta americana.



Eu usei aproximadamente 250 grs de pasta americana, comprada pronta, eu tinha que sobrou de um bolo que fiz.
Dividi a pasta em 3 partes, uma deixei branca, outra usei corante rosa cereja, e outra parte misturei chocolate em pó até ficar marrom, já que eu não tinha corante marron, nem força nem grana pra sair e comprar.

Utilizei estecas e cortadores da Mago, que eu comprei pro desafio, fiz um kit pra enviar e um pra eu usar, acho que o resultado ficou bom, quando acabei de decorar já não sentia dor de cabeça, nem fome de chocolate.

Sei que foi uma terapia, vocês devem experimentar, homens que não tem TPM, devem fazer depois de uma tarde de transito ou um domingo na hora do futebol(hihihihi).

24 de jan de 2010

The Winner is...




Como o vencedor tem nome importado, o título tinha que ser a altura.
Parabéns Richie, os seus cupcakes foram escolhidos pro "parabéns" do Eu sei Disso!!!
À todos os outros participantes muitíssimo obrigada, adorei todas as receitas e vou fazer todas, vou postando sempre que fizer, pra todos acompanharem minha evolução!!!

O Richie agora tem que me mandar um email com seu endereço pra eu enviar o kit de confeitaria que montei pro desafio, igual ao que montei pra mim, não é a oitava maravilha do mundo, mas quebra um galhão!!! Espero que goste !!!
Como o kit ficou no trabalho, não tenho fotos, prometo que amanhã antes de colocar no correio eu faço uma foto, de celular, mas faço.

Segue a receita na integra, inspirem se e façam, porque eu vou agora atras de frutas vermelhas, leia cerejas com cabinhos, pra fazer também.


Então, lá vai a receita:

Massa:
Ingredientes: [receita reduzida para 10 muffins nas forminhas para pudim, 12 nas normais]
1 xícara de água fervendo;
2/3 de xícara de cacau em pó peneirado;
1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio peneirado;
1/2 colher de chá de fermento em pó peneirado;
1/4 colher de chá de sal peneirado;
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente;
1 xícara de açucar refinado peneirado;
2 ovos;
1 colher de sopa de extrato de baunílha;

Dica:
Como esses cupcakes são recheados, aconselho a não usar forminhas de papel [fica difícil desgrudá-las depois de decorados, e podem rachar na tentativa]. Outra coisa: as fôrmas a serem utilizadas devem ser as de muffins [aquelas que são uma base de metal com 6 ou 12 concavidades], mas aconselho o uso de forminhas de metal tipo pudim sem buraco no meio, de 7cm de diâmetro. Essas forminhas têm 5cm de altura, então não tem perigo da massa vazar, além de você conseguir muffins mais altos, que dá um resultado mais bonito.

Preparo:
Dissolva o cacau em pó na água fervente. Reserve.
Misture a farinha, fermento, bicarbonato e sal peneirados em uma tigela e reserve.
Em uma vasilha grande bata o açucar mais a manteiga até formar um creme claro. Adicione a baunilha, e os ovos, um de cada vez, enquanto bate. Adicione a mistura de cacau, alternando com os ingrediente em pó, até formar uma mistura homogênea.
Distribua nas fôrminhas untadas, enchendo 2/3 de cada uma.
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos, até que, fazendo o teste do palito, ele saia limpo.
Espere esfriar para desenformar. Normalmente, é só bater no fundo da forminha que o bolinho se solta. Se precisar, passe uma faquinha fina, sem serra, com cuidado pelas laterais da forminha.


Recheio:
Para as frutas vermelhas em calda:
Ingredientes:
400g de frutas vermelhas frescas [eu usei metade cerejas e metade morangos];
suco de meio limão;
3/4 de xícara de açucar;
1/4 de xícara de água;
1 colher de chá de vodca ou conhaque.
ATENÇÃO: Você pode substituir todos os ingredientes acima por 400g de cerejas em calda ou ao marasquino, compradas pronta em qualquer supermercado, poupando um bom trabalho. Eu faço em casa simplesmente porque gosto do aroma das frutas fervendo no açucar.

Preparo:
Retire os cabinhos das frutas e os caroços das cerejas, lave-as, e corte-as na metade.
Leve ao fogo com o açucar, o limão e a bebida, adicionando a água conforme o necessário, até que o açucar derreta, formando uma calda avermelhada, e as frutas estejam macias, cozidas, mas sem desmanchar. Demora uns 20 minutinhos no fogo baixo.
Deixe esfriar, separe a calda e reserve. Leve as frutas para a geladeira.
[Se você estiver usando cerejas em calda ou ao marasquino, apenas pique-as pela metade e separe a calda].

Para o chantilly:
2 xícaras de creme de leite fresco, gelado [500ml]
50g de açucar de confeiteiro
2 colheres de sopa de conhaque
ATENÇÃO: Você pode substituir sem medo os ingredientes acima por uma Mistura Pronta para Creme Chantilly. Não aquelas em pó, mas sim aquelas em embalagem longa vida, vendidas nos supermercados ou atacados. Existem marcas muito boas, o resultado sempre dá certo e não há o risco de passar do ponto do chantilly ou do creme desandar e derreter, o que é uma surpresa terrível. Há quem torça o nariz para essas misturas prontas de chantilly, mas eu confesso que uso, e recomendo. Costumo usar da marca Pastry Pride Plus, que vem em embalagens de 1 litro. Nessa receita uso 400ml, e reservo o resto no freezer sem problemas. Se você usar a mistura pronta, siga as instruções da embalagem e não adicione o açucar.

Preparo:
Bata o creme de leite bem gelado na batedeira até formarem picos moles. Vá adicionando o açucar de confeiteiro aos poucos e batendo sempre, até obter picos firmes [cuidado para não bater demais... se passar do ponto vira manteiga doce]. Adicione o conhaque aos poucos e misture delicadamente. Reserve na geladeira.
[Se você estiver utilizando a Mistura Pronta para Creme Chantilly, siga as instruções da embalagem e adicione o conhaque no final].


Reserve uma pequena parte do chantilly para usar com o bico de confeiteiro na decoração. Depois das frutas estarem geladas, misture-as delicadamente ao resto do creme chantilly, que vai ficar com tons rosados e com pedaços de frutas... delícia!!


Cobertura:
Ganache de Chocolate para Cobertura:
400g de chocolate meio amargo
1 xícara de chá de creme de leite fresco [ou uma xícara de chá de Mistura Pronta para Chantilly, se você estiver utilizando e sobrar - o resultado é o mesmo e a ganache fica mais cremosa!]

Preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria, adicione o creme de leite, bata bem com um fouet e pronto! O ponto de uso é quando estiver morninho, quase frio. Ou leve o chocolate e o creme de leite ao microondas por 1 min, retire, misture até o chocolate acabar de derreter e bata bem com um fouet.


Montagem:
Fiz mais uma imagem do processo, no photoshop. É só seguir o passo a passo:
Aqui você vai utilizar a calda reservada, o chantilly reservado, no bico de confeiteiro, e algumas frutas inteiras.



Pra finalizar, uma pitanga de chantilly e uma fruta pincelada com a calda, sobre cada cupcake!

Ah, e essa outra proposta de apresentação: como mini-bolos individuais.


Parabéns ao Richie e a todos os participantes, vocês são muito talentosos, e ajudaram fazer desta semana uma festa!!! Eu sei que me diverti muito !!!

Brigadão e aguardem o próximo desafio!!!

23 de jan de 2010

Sabadão mais do mesmo


A TPM me pegou eu confesso, estou arrasada, a cabeça parece que vai explodir, mal consigo abrir os olhos.Uma vontade de comer cupcakes de chocolate com brigadeiro gourmet, com pasta americana rosa e marrom que está me consumindo !

Lembrando que eu não tenho batedeira e apesar da cozinha estar livre esqueci meu caderninho de receitas na empresa, receitas nada de rabiscos, estou com tanta preguiça de ir procurar papel e caneta pra rabiscar qualquer coisa, vou pra cozinha pegar tudo que eu lembro que usa colocar na tigela, misturar e colocar nas forminhas, já o brigadeiro não tem erro, a pasta já está pronta, não tem erro.

Bom vou pra lá, matar quem está me matando!

Quando eu voltar, com a cabeça e hormônios no lugar encerro a votação, então aproveitem, votem, chamem as mães, as sogras, tias, vizinhas, irmãos, amigos, sobrinhos, peçam a todos pra votarem, com consciência aqui

Eu sei que a foto eu achei na net, mas não sei quem é o verdadeiro dono, tem milhares, me perdoem o uso, mas não tenho outra.

21 de jan de 2010

Por aqui, por alí...

Sei que está cedo pra postar essas fotos, ou até tarde d+, mas nesse ano todo o caminho de casa pro trabalho me fazia pensar que ainda estava em casa, que era tudo muito igual, ontem tentando fazer uma procuração em algum cartório que não esteja no feriado do carnaval, olha onde eu fui parar:


















Continuem votando, preciso escolher o melhor, se é que é possível !!!

Bolo de Batizado



Esse eu fiz no total improviso, já faz quase um ano, sem tempo, sem utensílios, com uma foto e muito boa vontade!!!

A massa é a mesma do outro bolo de batizado que eu postei.

O recheio é beijinho cremoso, desses comprados prontos.

Usei gel de confeiteiro pra colar a pasta americana, e glacê real pra decoração.

Quero em breve postar aqui essas receitinhas e o modo de fazer, mas nem prometo, vamos ver se rola!!!

Continuem votando no bolo do aniversário do Eu Sei Disso!!!

Ou cliquem no bolinho ao lado, mas votem!!! Ou não vou saber pra quem mandar o presente!!!

20 de jan de 2010

Votação Aberta - Você sabe qual o melhor???

Eu não sei !!!

Brigadão a todos os participantes, estou muito feliz, gostei muito de todas as receitas, sei que vou fazer todas, rechear, cobrir, fotografar e postar aqui pra vocês saberem como estão me ajudando !!!

Quero que escolham com carinho, a melhor, se é que é possível...

Os participantes com suas receitas são:


A Cozinha Coletiva -Cupcakes de Frutas Vermelhas e Chocolate



Saboreando a Vida - Bolo Trufado Maravilhoso


Vanillastrawberryspringfields - A PORTUGUESE COCONUT CAKE &CUPPY CAKES-QUEQUINHOS ESPICAIS DE ISABEL


Canela Moída - Bolo Francês de Iogurte



Eliane Martins - Bolo de Aniversário do Victor

Pão de Ló
5 ovos batidos na planetaria ( batedeira da minha mãe) até dobrar de volume em velocidade alta.
Na velocidade media coloco dois copos americanos de açúcar mas meio copo grande de agua e 1 copo grande de trigo continue batendo, acrescente uma colher bem cheia de fermento roial. Olha a propaganda hihihi) coloque mais 1/2 copo de agua e um de trigo. deixe bater bem coloque pra assar em forma redonda (+ou- 30 cm de diâmetro ) untada e enfarinhada. Asse por 40 minutos. Divido a massa e dois disco molho com leite e baunilha ( mas pode ser chocolate em pó) Recheio com leite condensado e coco ralado ( 1 caixa de leite condensado, dissolvido em 1/2 copo de leite no fogo misturo um coco fresco ralado , deixo cozinhar um pouco pra tomar gosto) Cobertura 2 pacotes de nata super gelada mas 1/2caixa de leite condensado gelado também +1/3 do copo de leite gelado na planetaria bato tudo até ponto de chantili, cubro o bolo e enfeito com o bico pitanga esse da foto era pro meu afilhadinho enfeitei com balinhas coloridas de chocolate. espero que entendas minha receita . duvidas é só perguntar um beijão da Eliane.

Manga com Pimenta - Bolo de Chocolate e Pêssegos em Calda



Amehlia Digital - Bolo do Desafio


Massa de bolo branco

4 ovos
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) de chocolate granulado (Opcional)

Modo de preparo:

Bata as gemas, açúcar e a manteiga até ficar um creme esbranquiçado.
Coloque o trigo alternando com o leite.
Junte o fermento em pó, misture e por último as claras em neve levemente.
(Se colocar chocolate granulado, adicionar antes do fermento em pó)

Coloquei em forminhas de muffins e assei por mais ou menos 25 minutos.

Fiz um creme com:

Doce de leite cremoso;
Leite condensado (um pouco para dar sabor);
Leite para dar liga...e para render o creme para não ficar muito caro;
Morangos frescos picadinhos.

** Cortei uma tampinha em cada muffin, coloquei o creme e fechei novamente. O leite ajuda a deixar o bolinho mais úmido.


COBERTURA para decorar:

Peguei da minha irmã a receita...
http://tudibaouai.blogspot.com/2009/08/bolo-delicia-com-cobertura.html

Cobertura branca:
1 copo de leite
1 colher (sopa) de emulsificante
3 copos de açúcar
3 copos de leite em pó

Preparando:
Bata tudo até ficar homogêneo e cubra o bolo.

Esse creme é uma delícia por causa do leite em pó...e rende bastante.

Depois de pronto, separei em 03 partes e coloquei, corante líquido rosa em uma vasilha, corante líquido lilás em outra e a terceira ficou branquinha mesmo.

Cobri e decorei com confeitos somente.

No condomínio que moro tem geladeiras no salão de festas, então os bolos que estavam separados para servir ficaram geladinhos.

Somente os da mesa que não pq ficaram como enfeites.

..........................

Ficô mió quí bolín di chuva, né?! Mas, realmente o ingrediente foi atenção e carinho...pq não sou cakedesigner... =) ... sou Amehlia...rsrsrs


Na Biroskinha - Torta Doce Italia


A votação deve ser feita por comentário, aqui nesta postagem, até o dia 23.

Muito Boa Sorte a Todos!!!

Estou com água na boca, louca pra fazer um bolinho!!!

19 de jan de 2010

Plantão do Eu sei Disso...

Faltam poucas horas para o fim do prazo de envio das receitas!!!

Participe do desafio, mande seu bolo!!!

Clique aqui.

Conto com sua receita...

Vou vestir seu bolo com roupa de festa, quer apostar???

17 de jan de 2010

Sanduiche Natural ?



Demorei mas consegui, fiz o pão integral, de acordo com a receita da Laély, do sala da la , a massa fica macia, leve, e se eu não tivesse fazendo tantas coisas ao mesmo tempo, não teria assado tanto e não ficaria uma casquinha crocante embaixo, mesmo assim eu fiz o sanduiche, que ficou digamos, um pouco maior que o da subway.
Alguns dos recheios do meu lanchinho:

Pra quem quiser reproduzir aí vai a lista:

Peito de frango com molho shoyo (Grelhado, com temperos basicos, orégano salsa)
Creme de milho
Cebola roxa
Cenoura ralada
Tomates
Alface
Pepino
Molho rosé para salada
Queijo Suiço e
Parmesão ralado
Ufa! Isso é natural???

Segue a receita do pão:

Baguetes integrais:

Ingredientes:
-2 copos( tipo requeijão) de água morna;
-1/2 copo de óleo de canola;
-1/2 copo de açúcar mascavo( se não tiver, não tem problema.
-1/2 cs rasa de sal;
-2 cs rasas de fermento para pão, seco, instantâneo;
-2 copos de trigo integral( faço uma multi mistura: farinha integral, farelo de trigo, aveia, quinoa, gérmen de trigo, farinha de linhaça...enfim, o que tiver de integral na sua despensa.);
-+/-500g de trigo comum( até dar ponto);

Modo de Preparo:
Num recipiente, junte os ingredientes liquidos, e adicione os secos aos poucos, juntando a farinha até dar ponto, a massa tem que ficar molinha, pra depois de assarem o pão não ficar ressecado.
Deixei crescer por 30 minutos, modelei as baguetes, deixei crescer por uma hora, polvilhei gergilim e coloquei no forno alto por 40 minutos.
Ficou como a Laely disse, "um pãozinho bem gostoso".

Minhas baguetes crescendo:


Meu pão antes de fechar:


Não contei os pontos do sanduiche ainda, mas deve ser equivalente a uma refeição, detalhe, ainda não me acostumei com o habito da cidade de não jantar, preparei ainda no almoço, era isso ou nada, almoçar um pão é dose, mas vá lá, é por uma boa causa!!!

Sendo assim cumpri minha meta para janeiro de fazer uma receita que nunca tinha feito, estou indo bem!!

Quanto ao desafio faltam só dois dias para enviar as receitas do bolo, vão perder o prazo??? Aproveitem e passem no sala da la e participem do sorteio do blog dela que é do mesmo signo que o meu, eu já participei que não sou boba, e preciso decorar meu apartamento, não sei quando mas preciso de um lugar pra morar urgente!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails